GRAMADO
|
Rio Grande do Sul - "Regiões das Hortências" e da "Uva e Vinho" |
|
Entrada da cidade de Gramado |
|
Denominação das festas de natal |
Decidimos viajar para o Rio Grande do Sul, mais precisamente Gramado e Canela, duas cidades mais visitadas da região das hortências. A intenção principal era apreciar a decoração de natal da cidade de Gramado, que atrai turistas de todo o país e do exterior, e conhecer um pouquinho esse estado e o que de bom ele oferece.
Saímos dia 26 de dezembro com destino a Porto Alegre e de lá, para a cidade de Gramado num percurso de 115 km. Nosso "comboio" era composto de 7 pessoas: Márcia, Paulinha, Lauro César, Edna, Sandra, Líllian e eu, uma turminha muito boa e a viagem foi muito agradável e nos divertimos a valer!
De 28 de outubro a 15 de janeiro Gramado vira um "mundo de magia, encanto e emoção", segundo o guia de festejos. A programação do "Natal Luz", como é chamado, é extensa com Show de Acendimento, Apresentações Musicais, Teatro,Desfiles e grandes atrações para o público em geral na Rua Coberta. Essa Rua Coberta já é por si só uma grande atração para quem visita Gramado. É uma rua no centro da cidade, com bares, restaurantes, sorveterias com mesas nas calçadas, lojas de artesanatos, etc, porém com uma estrutura de cobertura e toda florida, que dá um charme inigualável ao lugar.
No inverno, com temperaturas baixíssimas os turistas são atraídos pelo vinho, fondue, paisagens com nevoeiro, geada e, se tiver sorte, poderá ver também neve. Na primavera/verão a cidade se enche de flores que me fez lembrar cidades europeias. Nem poderia ser diferente, pois a cidade tem 40% de imigrantes (e descendentes) alemã, 40% , italianos e 20% "misturados" (espanhóis, portugueses e brasileiros).
Embora Gramado seja uma cidade pequena, em torno de 35 mil habitantes, tem uma infraestrutura perfeita para receber os turistas. O mesmo acontece com Canela. A cidade tem cerca de 40 mil habitantes e como é bem próxima a Gramado, conta conta com infraestrutura para o turismo. Uma avenida liga as duas cidades: a "Avenida das Hortências". Essa avenida faz jus ao nome. É toda margeada com belíssimas hortências, que dão um colorido especial às fachadas de dezenas de hotéis, bares, restaurantes e comércio. É de impressionar a quantidade de hortência dessa região. Oscar Knorr, importante imigrante da cidade foi o primeiro a plantar. Aos poucos muitos já tinham seu jardim particular de hortência e naturalmente elas foram se alastrando dos jardins privados, para ruas, praças e estradas. Virou a "Região das Hortências".
Não faltam atrativos para os visitantes em Gramado. As agências de turismo exploram bem o que a cidades oferecem tanto nas paisagens de vales, parques e cachoeiras como a passeios a vinícolas e degustação de vinhos e queijos, outro atrativo da região.