Lago Negro - Gramado (RS) |
Lago Negro |
Lago Negro |
Conta a história que em 1942 um incêndio destruiu a mata existente na região . Leopoldo Rosenfeldt abriu valas para conter o fogo e encontrou uma vertente. Nessa época, várias árvores começaram a ser plantadas às margens, inclusive mudas importadas da Floresta Negra na Alemanha, daí o nome passou a ser Lago Negro. Este Lago fica no bairro nobre Planalto, cerca de 3 km do centro de Gramado, onde estão mansões e belíssimas casas. Ao lado do bairro Planalto está o bairro Bavária, com condomínio fechado e casas igualmente lindíssimas e de grande valor no mercado.
O Lago é um bom lugar para descansar nas áreas verdes, rezar na gruta de Nossa Senhora dos Milagres, ler, caminhar a seu redor, apreciar as hortências, andar de bicicleta pelas trilhas, tem passeio de pedalinho, lanchonete, banheiros, enfim, vale a pena ir com tempo (o que infelizmente não aconteceu em nosso passeio) para aproveitar bem as belezas do lugar.
No centro de Gramado estão: a Igreja de São Pedro (construção de pedra basalto e vitrais com imagens góticas), a Praça Major Nicoletti, (onde estão a Rua Coberta e o Palácio dos Festivais)
Andando pela cidade vê-se a Praça das Etnias, que é uma homenagem às três culturas responsáveis pela colonização de Gramado: alemã, italiana e portuguesa.Está localizada junto à rodoviária da cidade. Tem também linda decoração de natal com material reciclado.
Vimos também a Rótula das Bandeiras, na Praça Leopoldo Rosenfeldt, uma homenagem a todos os estados brasileiros, com bandeiras hasteadas de todos eles,e ao meio, uma réplica em tamanho grande do prêmio do Festival de Cinema de Gramado, o Kikito.
Como Gramado é uma cidade pequena, vale a pena andar à pé e ver a beleza da arquitetura, das flores em profusão, da limpeza da cidade e curtir tudo, cada um a seu modo.
Próximo post, fotos de Gramado
Próximo post, fotos de Gramado
Nenhum comentário:
Postar um comentário