sexta-feira, 22 de julho de 2011

Música - Schumann - 1



Schumann (1810-1856)
"Minha vida foi uma luta de vinte anos entre a poesia e a prosa, entre a música e o Direito (...) Estou numa encruzilhada agora e a pergunta 'que devo fazer' me angustia. Se eu pudesse seguir meu pobre gênio, ele me guiará em direção à arte, ao bom caminho, como creio. Mas não me censure, e eu o digo baixinho e com ternura, sempre me pareceu que você me barrava o caminho..."
Com esta carta à mãe, Schumann anuncia seu encontro com a vocação. Desde o início de sua vida, o músico ficou em dúvida que carreira seguir, pois demonstrava inclinação para a literatura, sua mãe almejava para ele uma sólida profissão de advogado e havia também a paixão pela música.
É... a vida de schumann sempre foi pautada pelas dificuldades e tragédias. Ele nasce pouco antes da conturbada crise do continente europeu provocada pela guerra e invasão das tropas de Napoleão, em 1812. A pequena cidade onde o compositor nasceu - Zwickau, na Alemanha, sofreu com as tropas francesas voltando do implacável inverno russo, passando pela pacata cidade e deixando ali um rastro de doenças, epidemias e centenas de mortes em poucas semanas. A cidadezinha entrou para a história triste da guerra, sem imaginar que um herói a imortalizaria - Schumann.
Ainda novo, o músico perde uma irmã que se suicida, por não suportar uma doença de pele que a afligia muito psicologicamente. Meses depois, seu pai morre de um ataque do coração.
Aos 16 anos Schumann começa a sofrer as primeiras crises de depressão que passariam a acompanhá-lo pelo resto de sua vida.
Estas tragédias são apenas o começo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário