domingo, 31 de julho de 2011

Schumann - 3




O pai de Clara, para impedir o casamento de sua filha com o músico, astutamente impõe condições que os deixam com grande desgaste emocional ao longo do tempo e chega ao limite em 1839.
Schumann já havia assinado uma petição ao Tribunal, pedindo autorização legal para se casar. Clara, indignada, também assina a petição.
Tentando adiar a derrota Wieck não comparece à primeira audiência. Uma segunda audiência foi marcada. Novamente ele não comparece e ainda publica uma Declaração acusando Schumann de depravação moral, alccolismo e de querer casar com sua filha, interessado em seu dinheiro.
Em dezembro de 1839 chega a terceira audiência, constrangedora para Schumann pelo fato de Wieck expor sua vida particular e colérica para o pai de Clara, que tenta a todo custo impedir o casamento.
Finalmente, em 11 de agosto de 1840, Schumann conseguem autorização para se casar. Casam-se em 12 de setembro de 1840. Tanto tempo se passou na luta pela autorização legal até que fosse concretizado o casamento que no dia seguinte, 13 de setembro, Clara completou 21 anosde idade e não precisaria de autorização do pai para se casar.
Um ano depois nasce a primeira filha do casal - tiveram sete filhos, durante os dezesseis anos de casamento, sendo que um filho morreu antes de completar um ano de vida.
Schumann trabalhou muito e no final de 1842 estava à beira de um colapso nervoso. Neste período Clara engravida do segundo filho e surge a preocupação com a situação financeira.




Foto: Clara, esposa de Schumann.

Nenhum comentário:

Postar um comentário