terça-feira, 22 de maio de 2012

São João Del Rei- MG



Conheci São João Del Rei e Tiradentes recentemente. Confesso que gostei mais da segunda, mas quando vi um DVD de fotos de São João, senti que preciso conhecer melhor esta cidade. Todas as fotos de São João Del Rei, aqui postadas,  são de autoria de Nathanael  Andrade, que permite a utilização de suas fotos para divulgação da cidade, desde que cite a autoria. Nada mais justo.
São João Del Rei está situada no Campo das Vertentes, Minas Gerais, distante da capital, Belo Horizonte, 180 km.  Cidade antiga que se chamava Arraial Novo do Rio das Mortes, fundado em 1704 a 1705.  Em 1713, já como Vila passa a se chamar São João Del Rei. Passou à categoria de Cidade em dezembro de 1838.  É uma cidade com  pouco mais de 80 mil habitantes, portanto dá para andar à pé pelas suas ruas apreciando casarões, igrejas antigas e monumentos.  O turista pode visitar o Pelourinho (onde se castigavam escravos), o Chafariz,  o Museu Casa de Bárbara Heliodora, Museu de Arte Sacra, visitar capelas (N.S das Dores, de Santo Antônio, dos Passos); igrejas (de N.S. das Mercês, de São Francisco, do Rosário, de N.S. do Carmo). Claro que valerá também uma visita à Catedral Basílica de N.S. do Pilar e Matriz de N.S. do Pilar. Um ponto turístico interessante é conhecer e fotografar casarões como o solar de Bárbara Heliodora, o solar da Baronesa de Itaveraba, o dos Lustosa e o dos Neves.
São João Del Rei é a cidade natal de Bárbara Heliodora e José Joaquim da Silva Xavier, o Tirandentes.  Há controvérsia a respeito do  local de nascimento de  Tirandentes:  se pertencia a São João Del Rei ou à cidade, hoje chamada Tiradentes, devido à mudanças nas precárias delimitações  entre as  duas cidades.
Caso o turista queira,  poderá  fazer um passeio de 30 minutos, de Maria Fumaça, indo até à cidade de  Tiradentes, lindíssima e aconchegante.
São João Del Rei é assim cheia de história e ideais libertários,  como  Ouro Preto, Mariana, Tiradentes e tantas outras cidades das minasgerais, uai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário