Sempre viajo com um grupo em julho, para cidades relativamente próximas à Oliveira.
Desta vez escolhemos São Lourenço. A motivação principal dessas excursões é o turismo religioso; a peregrinação foi em Baependi, na Igreja de Nossa Senhora da Conceição de Nhá Chica.
Partimos pela manhã. Seria mais ou menos umas quatro horas de viagem. A primeira parada foi em Três Corações, no Restaurante e Lanchonete "Delícias do Milho", rodovia Fernão Dias, km 746. Bem ao lado há uma capela de Santa Rita.
Muita coisa gostosa para saborear e comprar nessa lanchonete: doces, salgados, bolos, pães de queijo, pamonha, curau, cachaça, queijo, café, suco de milho, etc, e artesanato também.
Capela de Santa Rita |
Vista parcial da cidade de São Lourenço - Foto Web |
Chegamos. São Lourenço, cidade de pouco mais de 42.000 habitantes, localizada na Serra da Mantiqueira MG, é uma das mais conhecidas estâncias hidrominerais do país e muito procurada por turistas.
A região, onde hoje é a cidade, pertencia a uma tribo grande e espalhada de índios Cataguases, que embora esses índios fossem temidos pelos bandeirantes, por serem bons guerreiros e violentos, suas terras foram tomadas pelo caçador Lourenço Castanho Taques, que fundou um acampamento chamado "Pouso do Lourenço", em 1675.
As terras posteriormente foram vendidas a Antônio Francisco Viana, descobridor da primeira fonte - nessas terras brotavam água que "curavam qualquer mal" Tornaram-se conhecidas como "Águas Santas do Viana"
Em 1890 Saturnino da Veiga adquiriu o terreno onde se localizavam as termas, surgindo a Companhia das Águas Minerais de São Lourenço. São Lourenço recebe esse nome em 1891, mas somente em 1927 se emancipa e passa a ser município de São Lourenço.
Nenhum comentário:
Postar um comentário