terça-feira, 2 de abril de 2013

Uruguay - Montevideo I



Por do sol - Montevideo
Viajei com destino ao Uruguay -  o pequeno pais, mas um dos mais desenvolvidos da América do Sul.  Pouco conhecia deste país e me surpreendi bastante. Fui conhecer sua capital, Montevideo, algumas cidades alí por perto  e Punta del Este, conhecida pelos brasileiros, principalmente os ricos e famosos.
Sabia que o Uruguay  era um dos dez países mais seguros do mundo, mas ele está também em uma  boa posição com relação à qualidade de vida, renda per capta, taxa de analfabetismo baixíssima - foi o primeiro país a oferecer um laptop e internet grátis a cada criança do ensino médio. Importante: é, na América Latina, o segundo país menos corrupto. Mire-se no exemplo, Brasil!  Aliado a tudo isto, é bonito, tem muito verde e suas  pradarias favorecem a criação de bovinos - as carnes são muito saborosas, mais que na Argentina, confesso. O governo tem a preocupação de orientar aos donos de restaurantes quanto à  pouca utilização de sal na alimentação, por questões de saúde. Realmente, as refeições são temperadas, mas não, salgadas. É também um país plano. O ponto mais elevado é o Cerro Catedral, com 514 metros de altitude. 
Observei que há uma água mineral, onde se lê no rótulo: "água das montanhas de Minas" Como assim? Exportamos água para lá? Não......Minas é a capital do Departamento de Lavalleja, uma região levemente montanhosa, tem cerca de 40.000 habitantes, perto de Piriapolis (60 km) e perto de Montevideo (120 km), portanto não é das Minas daqui. Vi algumas fotos da região onde desciam águas das "montanhinhas" existentes.
Chegamos a Montevideo ao final do dia - um lindíssimo por do sol refletido nas águas do Rio da Prata nos esperava - Claro que a paisagem já me deixou com a melhor das impressões. Na verdade, o Rio da Prata mais parece um mar. Em sua orla, "las ramblas" onde as pessoas podem caminhar, andar de patins e bicicleta, pescar, ou simplesmente "mirar" as belezas dali. Andamos muito pela Rambla República Argentina até o Parque Rodó, passando por uma pequena praia - a Playa Ramirez, cujas águas são bem frias.
Próxima postagem: o que vi em Montevideo.

Um comentário:

  1. Sempre quis conhecer o Uruguai, mas sempre esteve atras de outros países, mas um dia dou uma passadinha por lá! Quero ver as fotos e as novidades de Punta!

    ResponderExcluir