quarta-feira, 16 de julho de 2014

Diamantina - MG - Fotos - 2

 Diamantina, uai
Diamantina é uma cidade histórica bastante conhecida pela beleza da arquitetura barroca, ser a cidade onde nasceu Juscelino Kubitschek. Famosa também por ser a cidade de Chica da Silva, escrava alforriada e esposa de João Fernandes de Oliveira, homem mais rico do Brasil colônia.
Um evento importante que deixa Diamantina mais conhecida ainda: suas serestas e as vesperatas, que tivemos oportunidade de apreciar.  Na vesperata os músicos se apresentam ao ar livre, das sacadas e janelas dos velhos casarões. Nas serestas, os músicos saem cantando e tocando pelas ruas, acompanhado de muitas pessoas que ajudam na cantoria. Tivemos oportunidade de estar presentes em ambos os eventos e foi bastante emocionante. Inesquecível, eu diria.E indescritível. Em todas as minhas "andanças" nunca vi nada parecido, em emoção e beleza.        Andamos à noite pelas ruas estreitas, lindas. Sempre nos surpreendo, sempre nos emocionando. Diamantina não é uma cidade para ler sobre. É uma cidade para ir mesmo e sentir de perto.
Visitamos o Museu do Diamante, na Rua Direita, 14, um casarão de 1749, que guarda em uma sala preciosos diamantes e objetos de mineração.  Nas outras salas, são expostos objetos dos séculos 17 a 19, como liteira, móveis, utensílios, etc.
A história de Diamantina começa  em 1713, como Arraial do Tejuco. Em 1729 foi grande o crescimento da cidade pela descoberta de diamantes. Emancipou-se do município do Serro em 1831, passando a se chamar Diamantina.
Em 1939 foi elevada à categoria de "patrimônio histórico nacional" e em 1999, "patrimônio da humanidade." Simplesmente maravilhosa!

Casa de JK

Quarto de JK

Casa de Chica da Silva

Vesperata - Personagens de Chica da Silva e João Fernandes

1º plano: Museu do Diamante

Piano antigo - Museu do Diamante

Louça antiga - Museu do Diamante

Aparelho de som antigo - Museu do Diamante








Nenhum comentário:

Postar um comentário