terça-feira, 4 de agosto de 2015

Catas Altas - MG


Igreja Nossa Senhora da Conceição



Interior da Igreja N.Sra da Conceição
Catas Altas está situada a 118 km de Belo Horizonte (BR 262), ao pé da Serra do Caraça. A cidade pertenceu ao ciclo do ouro no século XVIII.
O nome Catas Altas provém das profundas escavações que se fizeram no alto dos morros - Catas significa garimpo, escavação mais ou menos profunda (as minas mais ricas e produtivas se encontravam no alto da serra, daí o nome Catas Altas.
Em 1712 havia uma capela de pequeno porte, que mais tarde, em 1729, deu-se o início da construção da Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição. Visitamos esta igreja, que ficou inacabada. Seu interior é rico em detalhes de talha branca e dourada, com obras de Aleijadinho e pinturas atribuídas a Manuel da Costa Ataíde.
Na praça onde se ergue a igreja há alguns casarões antigos, formando o conjunto histórico da antiga cidade.
Catas Altas pertencia ao município de Santa Bárbara; emancipou-se em 21 de dezembro de 1995. Hoje a cidade vive da mineração de ferro e do turismo. 
Ficamos na cidade o tempo necessário para almoçar e fotografar  antes de retornarmos à cidade de origem: Oliveira. Chegamos à noite, felizes pela viagem anual e confraternização da turma, esperançosos de podermos continuar a viajar com o grupo todo ano, em julho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário