sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

Bento Gonçalves - Passeio Maria Fumaça


Entrada da cidade de Bento Gonçalves

Trem Maria Fumaça

Estação de trem de Bento Gonçalves

Show no interior do trem Maria Fumaça

Réplica de uma das primeiras casas dos imigrantes italianos

A Região das Hortências inclui Canela, Gramado, Nova Petrópolis, que são as cidades principais da região. Passamos por uma cidade de nome bem sugestivo: Feliz, e fomos para a Região da Uva e do Vinho, para degustações de bebidas, queijos,salames, etc  e conhecer as vinículas.  Decidimos fazer uma viagem em trem Maria Fumaça, com paradas em Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa.
Esta viagem no trem Maria Fumaça foi o que mais achei interessante.  Antes passamos pela  entrada de Bento Gonçalves, onde há um imenso barril de Chopp, como "pórtico" da cidade.
E na Estação... parece que voltei muitas décadas atrás... O cenário mais parecia de filmes antigos. O trem parado na Estação, as pessoas entrando nos vagões, para começar a viagem... Eu acho que estava em transe. Lindas músicas italianas cantadas e tocadas por um sonhador.  Emocionante. No interior do trem, shows de músicas italianas e gaúchas cantadas e tocadas por artistas locais. Passamos por Garibaldi, e finalmente, Carlos Barbosa.Todos desceram do trem e uma cantora nos recebeu com a linda música italiana "Volare", cuja tradução começa assim:
"PENSO QUE UM SONHO ASSIM NÃO VOLTE NUNCA MAIS
ME PINTAVA AS MÃOS E O ROSTO DE AZUL
DEPOIS DE IMPROVISO EU ERA PELO VENTO RAPTADO
E COMEÇAVA A VOAR NO CÉU INFINITO"
Viajamos no tempo, com certeza. E chegamos ao infinito. Foi muito bom.
Em Bento Gonçalves, como é intensa a cultura italiana, assistimos ao teatro "Epopéia Italiana - Parque Temático" que conta a saga dos primeiros imigrantes  italianos na cidade, uma mistura de teatro, museu e músicas, e a história do primeiro casal imigrante morador da cidade. Vimos um filme mostrando a vinda de navio trazendo os imigrantes italianos, o grande sofrimento na travessia do mar, Havia também  um pequeno museu mostrando vestimentas de vários países. Há  cenários com réplica das primeiras casas que os imigrantes italianos moraram, bem simples e, pouco a pouco, melhoravam as condições de vida, passando a morar em casas mais confortáveis. No final, pudemos saborear biscoitinhos e sucos, e comprar produtos como geleias, doces e bebidas e outros produtos  produzidos na região.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário