quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Portugal - Sintra III






Do Palácio Nacional se avista bem ao alto o Castelo dos Mouros. Fomos de carro até onde era possível ir e continuamos a subida caminhando por um longo trecho, cansativo; uns trinta minutos, talvez. Valeu a caminhada, pois deste Castelo se tem um vista fabulosa de Sintra. E, vejam bem, do Palácio Nacional e o Paço também! Lá embaixo!
Dos Castelo dos Mouros avistamos o Palácio da Pena, que iremos a seguir. Bem Imponente! Colorido!
Mas estamos ainda no Castelo dos Mouros. Ele foi edificado no séculoVIII ou XIX (edificação mulçumana) num monte rochoso; foi conquistado por D. Afonso Henriques. Seu filho e sucessor, D. Sancho (1185-1211) remodelou e reforçou as defesas do Castelo. Mais tarde, D. Fernando fez o mesmo. Após o Séc. XV o Castelo entrou em decadência, face à expulsão dos judeus, e no séc. XVI encontrava-se desabitado. O terremoto de 1755 causou-lhe grande dano. Em 1839 é restaurado por Fernando II de Portugal.
Hoje, suas muralhas e torres tornaram-se atração turística no Parque de Sintra, classificado pela UNESCO como Paisagem Cultural - Patrimônio Mundial.

Li em algum lugar: "pode fazer sol, que a floresta abriga os viajantes, pode estar sombrio, que as árvores protegem os andarilhos."

Nenhum comentário:

Postar um comentário