sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Minas Gerais - Região Centro-Oeste - 1

 CENTRO-OESTE MINEIRO, UAI.

Livro : "Centro-Oeste Mineiro - História e Cultura" (Foto Web)

       Guimarães Rosa disse: "Minas, são muitas. Porém poucos são aqueles que conhecem as mil faces das Gerais."
Minas são muitas mesmo,  das prosas e da tranquilidade,   das montanhas e dos cerrados, do fogão a lenha e do pão de queijo.    Minas do Jequitinhonha, minas do triângulo, do sul... e de muitas mais,  mas hoje vamos falar especialmente do Centro-Oeste de Minas e de dois livros que tive a oportunidade de conhecer. São eles: "Mãos e Obras - Centro-Oeste Mineiro" e  "Centro-Oeste Mineiro - História e Cultura. 
Ambos os livros tiveram suas raízes, desenvolvimento do projeto e edição através do PRODESCOM (Programa de Desenvolvimento Sustentável do Centro Oeste Mineiro), apoio de empresas e pessoas interessadas em colaborar para a publicação das obras.
O interesse maior, segundo Dalton Miranda, era "promover a integração da região (centro-oeste de Minas), cruzando informações, conhecimentos e talentos disponíveis, políticas internas e externas e os desejos e necessidades das comunidades que compõem a região. Construir um Centro-Oeste Mineiro para ser reconhecido nacional e internacionalmente."
Foi uma árdua tarefa desde 2004, com reuniões, feiras, Fórum, aprovação do projeto na Lei Estadual de Incentivo à Cultura, apoio das empresas e do Instituto Cultural Maria de Castro Nogueira, que editou as obras. 
No livro "Centro-Oeste Mineiro - História e Cultura" 77 cidades desta região são focadas. Cada cidade tem o mesmo espaço no livro para, resumidamente, contar sua historia, desde o nascimento até os dias atuais,  a localização do município,  o santo padroeiro, antigos moradores que de alguma forma contribuíram para o crescimento e evolução das cidades,  pontos de interesse, o artesanato, a gastronomia, a cultura, etc.
Claro que, como moradora desta região queremos ler primeiro sobre àquelas cidades que mais têm a ver com nossa história e com nossas vidas.  Deste livro, 4 cidades me chamaram mais a atenção. São elas, por ordem alfabética, CARMÓPOLIS DE MINAS, ITAGUARA, OLIVEIRA E SÃO FRANCISCO DE PAULA. Carmópolis é a cidade onde minha mãe nasceu e viveu até os 23 anos, quando se casou. Itaguara, que é minha terra natal, onde passei a infância e parte da adolescência. São Francisco de Paula, cidade natal de meu pai e onde passei as melhore fases da minha juventude. E Oliveira, onde vivo parte do tempo. 
Destas cidades fotografei as igrejas das páginas do livro. Portanto são fotos das fotos do livro "Centro-Oeste Mineiro - História e Cultura" (próxima postagem).


Nenhum comentário:

Postar um comentário