sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Grécia - Atenas

Nosso Roteiro: Atenas, Corinto, Micenas, Olimpia, Delfos Atenas.
Fim do Cruzeiro -
Fim do cruzeiro pelas ilhas, desembarcamos no Porto de Pireo, que fica a 15 km da capital e nosso roteiro daqui até o final da viagem será conhecer um pouco Atenas, seguir para Corinto, visitando o canal, Micenas, Olímpia e Delfos, passando próximo ao Monte Parnaso, na cidadezinha de Arahova e voltando, finalmente, para Atenas e Brasil.

ATENAS
Caminhamos muito por Atenas. Todo mundo diz que é preciso caminhar pela cidade se quisermos conhecê-la e foi isto que fizemos o dia todo, todo o tempo que por lá permanecemos. Passamos pelos seguintes locais, cada um com uma história, que infelizmente nem dá para escrever sobre tudo.
PRAÇA DA CONSTITUIÇÃO - ou SYNTAGMA. É uma das principais praças de Atenas. Tem este nome por causa da Constituição que o rei Oto I da Grécia foi forçado a aceitar depois da rebelião militar que começou em 03/09/1843, isto a 172 anos atrás.
PARLAMENTO - O Parlamento fica na Praça da Constituição. Tivemos oportunidade de ver a troca de guarda que acontece de hora em hora. É lá que acontecem as manifestações políticas, as comemorações, etc.
Trilogia de edifícios neoclássicos - Séc XIX, na Rua Panepistimiou
BIBLIOTECA NACIONAL - Abriga muitos tesouros da longa história de Atenas.
ACADEMIA DE ATENAS -   Uma das principais instituições científicas da Grécia. Seu nome deriva da antiga academia criada por Platão (387 a.C) e  a UNIVERSIDADE DE ATENAS.
Bem perto destes edifício está o NATIONAL GARDENS, para nos refrescarmos do calor intenso que fazia em Atenas e logo ao lado, o famoso e charmoso bairro de PLAKA, que é uma delícia andar pelas suas ruas estritas, cheias de restaurantes, lojinhas e muito turista trafegando com sacolinhas de souvenirs. Conhecemos o ESTÁDIO PANATHINAIKÓ, o TEATRO DE DIONISIO; o MUSEU NACIONAL, a imponência do que foi o  TEMPLO DE ZEUS;  o ARCO DE ADRIANO, o MUSEU DA ACRÓPOLE, a ESTOA DE ATTALOS, o TEMPLO DE HEFESTO, e a  ACRÓLOLE, com o famoso PARTÉNON, que é o templo da deusa Atena, que dá nome à cidade e também proteção. Ao lado ergue-se o ERECTEION. Faz parte também o PROPILEU e o TEMPLO DE ATENA NIKE, etc.
Da Acrólope, se avista o Monte Licabeto.
Tanta história antiga,  tanta riqueza cultural,  não caberia em apenas uma página do blog, com certeza, mas fica a nossa satisfação de ter pesquisado e aprendido um pouco sobre esta cidade e este país, berço da nossa cultura ocidental. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário