quarta-feira, 18 de abril de 2012

Amor de Salvação

"Amor de Salvação" é o livro que estou lendo. O autor é Camilo Castelo Branco, escritor português, nascido em Lisboa (1825-1890). Li "Amor de Perdição", que é um bom livro também e que o tornou mais conhecido.
Camilo Castelo Branco teve uma vida muito desrregrada, amou muitas mulheres, mas a que ele considera o amor de sua vida é Ana Plácido que ele conheceu aos 25 anos, em um baile, na cidade do Porto. Foi amor à primeira vista, paixão avassaladora. A família dela resolve casá-la com um comerciante, mas ela nunca esqueceu Camilo. Alguns anos depois, Ana, já mãe de familia, é raptada por Camilo. Houve uma perseguição pela polícia e ambos são presos. Quando sairam da prisão foram morar juntos. Um grande escândalo para a época. Viveu com Ana até o fim de seus dias.
Antes de se apaixonar por Ana, Camilo se casou com Joaquina Pereira; alguns anos depois raptou Patrícia Emília, fugindo com ela. Pouco tempo depois torna-se amante de Maria Felicidade, dizem ter tido um caso com a freira Isabel Cândida e também um caso passageiro com uma turista inglesa, enfim várias mulheres cruzaram a vida do escritor.
Camilo pode viver de literatura, enquanto a saúde permitiu...  " Na vida e na obra parece que não houve meio termo. Moderação, equilíbrio, contenção, estabilidade são normas inteiramente alheias a seu receituário." Camilo teve dois filhos com Ana, um deles saiu de casa ainda muito novo e se tornou marginal, o outro desde cedo manifesta sérios distúrbios psiquiátricos. Para agravar o escritor vai aos poucos perdendo a visão, impossibilitando-o de escrever, o que fez durante toda a vida e a razão da própria vida. Não suportando tanta tragédia, suicida com um tiro na cabeça, em 1º de junho de 1890 - "no melhor estilo dos seus heróis e anti-heróis mais impulsivamente românticos."

Nenhum comentário:

Postar um comentário