quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Noruega - Hamar - Fotos 2

Seguimos viagem pelas montanhas de Filefjell, Às vezes chovia, mas o sol insistia em aparecer. Flagramos, então, um arco-íris (foto).
Passando também pela costa o maior lago da Noruega, o Mjosa, onde está a cidade de Hamar. Este lago está a cerca de 100 km a norte de Oslo, tem uma área de 365 km e comprimento de 117 km, mede até 15 km de largura e volume de 56 km³ de água.  A cidade de Lillehammer também está às margens deste lago. 
Hamar tem em torno de 29.000 habitantes. É conhecida pela sua pista coberta de patinagem no gelo, o Olympia Hall (que tem a forma de barco viking) foi construído para os jogos olímpicos de inverno de 1994, que decorreram em Lillehammer.
Pernoitamos por lá e bem cedo, no dia seguinte partimos para Estocolmo, na Suécia, passando antes pela cidade de Karlstad. Esta cidade foi fundada em 1584; tem cerca de 84.000 habitantes. Situa-se no extremo norte do Lago Väner - maior lago da Suécia e o terceiro maior da Europa, com superfície de 5.648 km². 
Chegamos, enfim, na fronteira entre Noruega e Suécia. Rumo a Estocolmo.
Vimos o Monumento da Paz, erguido em 1914, por ocasião dos 100 anos de paz entre os países irmãos, bem na divisa da Noruega e Suécia. O monumento, de granito, tem cerca de 18 metros de altura. Na parte de cima, dois homens se dão as mãos. 
Está escrito no pedestal: "Guerra entre os irmãos escandinavos é impossível."
Assim termina nossa viagem aos fiordes e cidades da Noruega. Valeu a pena, com certeza, apesar da canseira que é cruzar vários países em poucos dias.

Aquele momento inesperado - Arco-íris

Lago Mjosa

Lago Mjosa - Hamar à vista.

Monumento da Paz - Divisa entre Noruega e Suécia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário