quinta-feira, 19 de julho de 2018

São Lourenço - Parte V


Visita  ao Santuário de Nossa Senhora da Conceição - Baependi MG            - NHÁ CHICA -
 
 Nhá Chica e o Santuário -  Baependi MG      (Foto Web)


Casa onde viveu Nhá Chica - Baependi - MG  (Foto Web) 


         No final da tarde de sábado fomos para Baependi, uma pequena cidade, próxima a São Lourenço, para uma visita e orações no Santuário de Nossa Senhora da Conceição. 
Lá se encontram os restos mortais de Nhá Chica e por este motivo milhares de fiéis  vão pedir graças e tantos voltam para agradecer as graças recebidas. 
         Breve história de Nhá Chica -  Nhá Chica, cujo nome de batismo era Francisca de Paula Jesus, nasceu em Santo Antônio do Rio das Mortes,  distrito de São João del Rei - MG. 
           Muito criança ainda, chegou a Baependi com sua mãe e irmão Teotônio, também criança. Dentre os poucos pertences, trouxe uma imagem de Nossa Senhora da Conceição, que 
seria sua protetora pelo resto da vida; os irmão ficaram órfãos de mãe, ela aos 10 anos e o irmão com 12 anos. O ano era 1818.
        Nhá Chica nunca se casou. Viveu toda a sua vida protegendo os mais pobres, não discriminava ninguém, rezando, dando conselhos a quem a procurava.   Sua fama de santa foi se espalhando e começou a vir gente de longe para estar com ela, para pedir orações, ser confortada  em suas dores e aflições.
           Nhá Chica era analfabeta, mas sua fé era tanta que ela pedia que lessem as Escrituras Sagradas para ela, assim, se sentia feliz  Em honra de Nossa Senhora da Conceição, construiu uma capela para ela.  Nhá Chica,  às Sextas feiras não atendia ninguém. Como era o dia em que lembrava a paixão e morte de Jesus,  reserva esse dia para orações, reflexões e penitências.
           Nhá Chica faleceu em 14/06/1895, com 87 anos de idade.   A "A Igrejinha de Nhá Chica" passou por reformas e hoje é o Santuário de Nossa Senhora da Conceição, que recebe fiéis do país  e de várias partes do mundo, que vêm em peregrinação. 
         Tivemos oportunidade de assistir fervorosos a uma missa nesse Santuário, linda, com cânticos e muita devoção.  A seguir, o terço foi rezado em uma breve procissão com velas acessas que iluminavam aquela noite escura e fria de inverno.
                 

Nenhum comentário:

Postar um comentário