terça-feira, 17 de julho de 2018

São Lourenço

                                                                   São Lourenço
            Sempre viajo com um grupo em julho, para cidades relativamente próximas à Oliveira.
Desta vez escolhemos São Lourenço.  A motivação principal  dessas excursões é o turismo religioso; a peregrinação foi em Baependi, na Igreja de Nossa Senhora da Conceição de Nhá Chica.
          Partimos pela manhã. Seria mais ou menos umas quatro horas de viagem. A primeira parada foi em Três Corações, no Restaurante e Lanchonete "Delícias do Milho", rodovia Fernão Dias, km 746.  Bem ao lado há uma capela de Santa Rita.
Muita coisa gostosa para saborear e comprar nessa lanchonete: doces, salgados, bolos, pães de queijo, pamonha, curau, cachaça, queijo, café, suco de milho, etc, e artesanato também.  

Restaurante e lanchonete - BR 381 - Três Corações MG

Capela de Santa Rita

Vista parcial da cidade de São Lourenço - Foto Web

          Chegamos. São Lourenço, cidade de pouco mais de 42.000 habitantes, localizada na Serra da Mantiqueira MG, é uma das mais conhecidas estâncias hidrominerais  do país e muito procurada por turistas.
           A região, onde hoje é a cidade, pertencia a uma tribo grande e espalhada de índios Cataguases, que embora esses índios fossem  temidos pelos bandeirantes, por serem bons guerreiros e violentos, suas terras foram tomadas pelo caçador Lourenço Castanho Taques, que fundou um acampamento chamado "Pouso do Lourenço", em 1675.    
As terras posteriormente foram vendidas a Antônio Francisco Viana, descobridor da primeira fonte - nessas terras brotavam água que "curavam qualquer mal"  Tornaram-se conhecidas como "Águas Santas do Viana"  
           Em 1890 Saturnino da Veiga adquiriu o terreno onde se localizavam as termas, surgindo a Companhia das Águas Minerais de São Lourenço. São Lourenço recebe esse nome em 1891, mas somente em 1927 se emancipa e passa a ser município de São Lourenço.


         

Nenhum comentário:

Postar um comentário