quinta-feira, 21 de julho de 2011

Beethoven - 2

Beethoven foi um músico magnífico. Ele mesmo se considerava um gênio. Conquistou admiração e respeito. Era uma pessoa culta e refinada, a qual todos disputavam a companhia, mesmo tendo que tolerar seu gênio difícil.
O piano foi seu instrumento preferido, principalmente durante o primeiro período. Compôs trinta e duas sonatas para piano. Destas, desesseis foram escritas antes de 1802. A sonata que marca a transição para o segundo período é "Claro de Lua", que é uma música lindíssima também. Este nome foi dado por seu editor muitos anos após a morte de Beethoven. Não se sabe se foi composta para Therèse Brunswich ou para Giulietta Guicciardi (falarei de ambas em outra postagem) Enfim, esta é sua obra mais sentimental e seu único canto de amor.
Mozart, ao ouvir Beethoven, então com 17 anos disse: "Fique de olho; um dia o mundo vai falar dele".
A luta de Beethoven para compor era árdua. Levava vários anos para concluir uma obra, mas a aceitação e o sucesso eram garantidos. "A música invariavelmente intensa de Beethoven toca em todos os pontos da escala emocional, indo da melancolia mais soturna à celebração mais exultante".
Cont.

Nenhum comentário:

Postar um comentário