quinta-feira, 21 de julho de 2011

Música - Beethoven - 1



Beethoven (1770-1827)
O filme "O Segredo de Beethoven" conta a história de uma jovem compositora, copista particular do compositor. Era uma relação difícil, pois Beethoven a considerava uma criatura inferior; demonstrava constantemente autoridade sobre ela; tratava-a mal, chegando a humilhá-la. Ademais, era-lhe muito difícil aguentar o frequente mal humor do músico e seus ataques histéricos.
A Sinfonia nº 9, é apresentada como fechamento do filme, com a copista, escondida do público, auxiliando-o a reger a orquestra, devido à grave surdez do músico. Ele ao menos ouvia os aplausos do público.
O filme, de 2006, é uma ficção da cineasta Agnieszka Holland.
Beethoven compôs esta Sinfonia com vozes entoando a "Ode a Alegria" de Schiller, celebrando a fraternidade universal da espécie humana. O acréscimo de um coral em uma sinfonia era até então inédito.
Convencionalmente, a obra de Beethoven está dividida em tres períodos. A primeira fase começa depois de sua chegada à Viena, em 1792, aos 22 anos. Neste período (1799) compôs " Pathétique", considerada por ele sua obra prima. Realmente, é uma das músicas mais bonitas que já ouvi em toda a minha vida. A fase intermédiária começa em 1803, pouco tempo depois de ter compreendido a seriedade de sua surdez. A última fase é marcada pelo isolamento do mundo devido à surdez que o atormentava e o impossibilitava de ouvir a própria música. Dizem que nesta fase, rica, ele compunha apenas com a memória dos sons das notas musicais. Um gênio, claro.
Cont.

Nenhum comentário:

Postar um comentário