quinta-feira, 21 de julho de 2011

Beethoven - 4 - Fim

A Amada Imortal


Diz-se que Beethoven foi amante de Therèse Brunswick (1770-1827), de família aristocrática de Viena. Foi professor de música de Therèse e de sua irmã Josephine, casada.
Uma terceira pessoa incorporou às irmãs: a prima Giulietta Guicciardi, que Beethoven cortejou.
A família das alunas, preocupada com um possível ramance entre Therèse e Beethoven tratou logo de interferir e colocar um fim naquela amizade, porém as duas irmãs mantiveram correspondêcia com o professor durante anos.
Nesse período, o músico escreveu a famosa carta para aquela que seria sua amada imortal - era uma apaixonada carta de amor, que os biógrafos entenderam ter sido escrita para Therèse, mas que muitos anos depois, quando Beethoven já estava morto, Therèse anotava uma misteriosa reflexão em seu diário: "Por que minha irmã não se casou com ele, quando estava viuva? (...), teria sido mais feliz com ele do que com Stackelberg - seu segundo marido. Por amor a seus filhos renunciou à sua felicidade (...), haviam nascido um para o outro".
Acredita-se que a filha de Josephine, Minona, era, na realidade, a filha ilegítima do músico e que ela, Josephine, sua amada imortal.

Obra: É extensa a obra de Beethoven, num total de 398, sendo 9 sinfonias; 31 orquestrais; 92 de câmara; 101 instrumentais; 1 ópera; 77 coral; e 87 canções.

Há um filme de 1994, chamado "Minha Amada Imortal", do diretor Bernard Rose, em que Beethoven deixa um testamento para sua amada. E outro: "O Filme Surdo de Beethoven", de Ana Torfs (1998), que retrata os últimos dias de vida do compositor, quando ele se comunicava com os parentes através da escrita.

Fim

Nenhum comentário:

Postar um comentário