domingo, 31 de julho de 2011

Schumann - 4 - Fim

Em 1845 o estado de saude de Schumann não era bom. Tinha alucinações auditivas, zumbido nos ouvidos, caminhando para um quadro sério e terminal. Segundo o médico "não era uma especificamente mental, mas uma gradual, inexorável deteriozação da estrutura e das funções de todo o sistema nervoso.
1849, no entanto, foi um ano mais tranquilo para Schumann. Continuou a compor. Clara também continuou com a música que era a sua paixão. Têm uma vida confortável. Schumann compôs muito. Aberturas, canções, músicas de câmara, peças para piano, mas mostra-se cada vez menos comunicativo, mas com o passar do tempo sua saude deteriora. "Triste esgotamento das minhas forças... época de penosos sofrimentos", confessa.
Tinha insônias, convulsões, dificuldade em falar.
Em 1853 o casal se encontra com Brahms, um jovem músico de vinte anos e que se tornaria também imortal.
Schumann, Clara e Brahms tornaram-se inseparáveis. Clara nos quarenta anos seguintes teria não só a amizade, mas o amor do jovem artista. À medida em que Schumann abria caminhos para o novo músico, os dele se fechavam...
Em 1854 Schumann encontra-se muito mal. Clara registra em seu diário o sofrimento dele, seu delírio e histeria: momenmtos de loucura sucediam a outros de lucidez. Após uma crise Schumann saiu furtivamente e jogou-se no Reno. Foi salvo por dois pescadores que o conheciam.
Foi levado ao Sanatório para doentes mentais. Segundo o médico que o atendeu ele deveria ficar distante da família como tratamento. Ficaria afastado de tudo que lembrava o passado, pois o médico afirmava que era o passado a causa da sua doença. Clara só o visita dois anos e meio depois.
Schumann morre em julho de 1856, aos 46 anos, sozinho.
Um tempo depois Clara encontra nos papeis do músico, um bilhete da época em que ele tentara o suicídio no rio Reno, que dizia: "Querida Clara: vou jogar minha aliança no Reno. Por favor, faça o mesmo - assim as duas ficarão juntas para sempre."
Schumann compôs 268 obras, sendo 6 sinfonias, 6 concertos; música para piano 90, outros instrumentos 40, 2 óperas, 38 corais e 86 lieder.

Fim














t

Nenhum comentário:

Postar um comentário