terça-feira, 29 de setembro de 2015

Grécia e Ilhas Gregas

Grécia Antiga

Depois da peregrinação pelos aeroportos e longos  voos, chegamos em Atenas, capital da Grécia.
A Grécia nos remete de imediato à uma cultura riquíssima e antiga, pois a civilização grega surgiu por volta do ano 2000 A.C, entre os mares Egeu, Jônico e Mediterrâneo. Esta civilização foi formada com a migração de tribos nômades. Ao longo do tempo acontecem várias migrações de povos gregos pelo mediterrâneo, devido ao crescimento populacional, conflitos externos e a necessidade de novos territórios para a prática da agricultura.
A economia da da Grécia Antiga baseava-se  no cultivo das oliveiras, vinhedos e artesanato, principalmente a cerâmica.
Os gregos desenvolveram uma rica mitologia, uma religião politeísta, onde Zeus, deus dos desuses, comandava todos os demais no topo do monte Olimpo. 
Outros deuses gregos: Atenas, deusa da sabedoria e das artes; Apolo, deus do sol; Artemis, deusa da caça e protetora da cidade; Afrotide, deusa do amor, do sexo e da beleza corporal; Deméter, deusa das colheitas; Hermes, mensageiro dos deuses, etc
Também a Filosofia (séc. V) atingiu um desenvolvimento surpreendente; neste período clássico se destacam Platão e Sócrates.
Na arquitetura os gregos ergueram palácios templos e acrópoles de mármore no topo da montanha. As decisões políticas, principalmente em Atenas, eram tomadas na Ágora, um espaço público de debate político. Atenas foi o berço da Democracia.
Destaca-se também a dramaturgia grega. Quase todas as cidades possuíam anfiteatros, onde se apresentavam peças dramáticas ou comédia.
Enfim, poesia, história, filosofia, artes plásticas, arquitetura foram muito importantes para compor a riquíssima cultura grega.

Nenhum comentário:

Postar um comentário