quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Grécia - Ilha de Creta

 
Ilha de Creta e o porto de Heraklion (estrela vermelha)


Desenho da reconstrução do Palácio de Knossos - Foto Web

Chegamos à Ilha de Creta pelo porto de Heraklion, uma das cinco maiores cidades da Ilha de Creta.
Nesta ilha o foco era conhecer as ruínas do Palácio minoico de  Knossos, erguido por volta do ano 2000 a.C e que se estende em redor da Praça Court. Também relembrar o que foi a civilização minoica que se desenvolveu na Ilha entre os anos 2600 e 1450 a.C, sendo Knossos a principal cidade.
Esta civilização minoica era matriarcal, tinha  a mulher grande prestígio e de grande importância para a sociedade. Era um povo pacífico, com crença em vários deuses, em consequência, a importância da rica mitologia minoica. O principal mito cretense é o do Minotauro, representado por um forte homem com cabeça de touro, que foi morto pelo herói grego Tseu.
Destacaram-se nas artes, com lindas pinturas coloridas, afrescos, esculturas de metais, peças de cerâmicas, etc.
Tragédias naturais como vulcões e tsunami que destruiram palácios, inclusive o de Knossos (que foram reconstruidos e depois destruídos novamente) bem como o surgimento de outras civilizações como a dos Dórios fizeram com que acabasse de vez com a civilização minoica. Estas novas civilizações ocuparam as cidades abandonadas, construindo sobre as cidades destruidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário