quinta-feira, 30 de junho de 2011

Tchaikovsk - 9 - Fim



"Nenhum artista torna-se popular se não consegue comunicar ao espectador a natureza e as experiências do amor humano, bem como a dor e o prazer de viver. (.....) Parece ter sido a utilização do amor e a dor de amar que permitiram a Tchaikovsky chegar tão perto da sensibilidade das pessoas não habituadas a ouvir música clássica. (....) A Beleza simples e comunicativa, bem como o forte tom emocional e romântico das melodias de Tchaikovsky permitiram a adaptação de alguns temas para canções populares". Na verdade, foi o mais popular dos compositores clássicos. Difundiu suas músicas, viajando por toda a Europa e Estados Unidos, mas nunca se desligou de sua tão amada pátria.
Há mais de 400 fimes que aproveitaram composições de Tchaikovsky para trilhas sonoras. Recentemente, o filme "O Concerto", lançado no Brasil em 12/2010, tem como uma de suas canções o "Violin Concerto en D Major op. 35".
È extensa a obra de Tchaikovsky. As principais composições são - Balés: O Lago dos Cisnes; A Bela Adormecida; O Quebra Nozes. Óperas: Eugene Onegin; A Dama de Orleans; Mazzepa; Pikovaya; Iolanthe. Sinfonias: Nº 1 Sonho de um dia de inverno; Nº 2 O pequeno russo; Nº3 Polonesa; Nº 4 em fá menor, Sinfonia Manfredo; 5ª Sinfonia em mi menor e a 6ª sinfonia - "Patética". Compôs 4 suites; 3 Concertos: 2 para piano e 1 para violino, e outros tantos trabalhos para orquestra, como Romeu e Julieta; Marcha Eslava; Francesca de Rimini; Abertura (1812). Compôs para coral, cantos, música de câmara e piano solo.
Assim foi Tchaikovsky, " personagem" real de uma vida.

F i m.

Nenhum comentário:

Postar um comentário