quinta-feira, 29 de julho de 2010

Holanda - Rotterdam

Quando chegamos em Rotterdam o que se vê de imediato e de mais impacto é o velho Porto, o mais importante da Europa.

Como ficaríamos pouco tempo na cidade, não deu para conhecer nada. Apenas procuramos um restaurante para almoçar e seguir viagem. Não pudemos nem ver a arquitetura da cidade que, dizem, chama a atenção e é muito interessante.

Uma das figuras ilustres que nasceram nesta cidade, em 1469, é Erasmo de Rotterdam, filósofo e humanista, que escreveu o livro "Elogio da Loucura". São dele as frases: "A pior das loucuras é, sem dúvida, ser sensato em um mundo de loucos". " Deve-se respeitar o casamento enquanto é um purgatório e dissolvê-lo quando se torna um inferno". "Quanto mais uma coisa é contrária ao bom senso, mais ela atrai admiradores; o que há de pior é sempre o que agrada a maioria".

No livro "Elogio da Loucura" Erasmo, através da loucura personificada, critica duramente a Igreja, o clero, os filósofos, etc. Embora todos procuram esconder a loucura, ela faz parte da maioria das pessoas e como ninguem a elogia; pelo contrário, todos procuram escondê-la, ela, a loucura enumera as vantagens de ser louco e elogia a si mesma. Muito bom o livro.

Seguimos para Delft.
Foto: Erasmo de Rotterdam (internet)

Nenhum comentário:

Postar um comentário