quinta-feira, 29 de julho de 2010

Holanda - Haia




Deixamos Delft para trás. Haia estava ali, bem pertinho de Delft. Haia é a sede real do governo. Ali estão localizadas todas as embaixadas e ministérios, assim como a Suprema Corte e Conselho de Estado. A Rainha Beatrix vive e trabalha em Haia - Palácio de Noodeinde.

Andamos para conhecer um pouco a cidade. Desce rua, sobe rua e chegamos a um lago, no centro da cidade, onde está também o prédio Binnenhof - é lá que se concentra a vida política Holandesa. Passamos por uma entrada que dá acesso ao pátio interno. Dá a sensação de estar em uma cena de filme histório. Uma coisa bem antiga, mas interessante. Fotogramos alguma coisa e saimos a caminhar.
Chegamos a uma praça com centenas e centenas de pessoas, a maioria jovens, bebericando. Parecia ser cervejarias com mesas nas calçadas. Tudo alegre, muito colorido! Uma festa só.

Não ficamos ali por muito tempo; subimos em uma rua próxima e nos deparamos com a Galeria Mauritshuis. Não entramos, infelizmente, pois ali estão obras de arte de Rembrant, Vermeer (inclusive a tela "Moça de Turbante"), Rubens, Van Dick, etc.
Como disse, nestas cidades: Rotterdam, Deltf e Haia apenas passamos algumas horas, pois o destino principal era Amsterdam. Mas foram cidades que gostei de ter conhecido, ainda que superficialmente. Nunca é demais conhecer cidades, não é mesmo?
Então, Amsterdam nos espera...
Fotos:
1- Museu onde se encontra a tela "Moça de Turbante", de Vermeer.
2- Uma das praças centrais de Haia.
3- Lateral de um dos Palácios da Rainha Beatrix

Nenhum comentário:

Postar um comentário