quinta-feira, 29 de julho de 2010

Holanda - Delft




Viajamos em torno de 18 km até Delft, uma cidadezinha bem interessante, cortada por canais e com muitas bicicletas. Delft é famosa por muitas coisas e por sua porcelana azul e branca também.
Chegamos a praça central, fotografamos o que foi possível naquele curto espaço de tempo de que dispúnhamos. Visitamos a Igreja Velha, onde está o túmulo de Vermeer - não sabíamos que ele foi sepultado lá... Johannes Vermeer nasceu nesta cidade (1632-1675) e pintou um dos quadros holandeses mais famosos: "Moça de Turbante".
Tracy Chevalier escreveu um romance em 1999, que se chama "Moça com Brinco de Pérola". Este romance, por sua vez, serviu de inspiração para a roteirista Olívia Hetreed o transformasse em filme, que levou o mesmo nome. O filme retrata um pouco da história do pintor Vermeer e a paixão silenciosa que ele nutria pela modelo do quadro, uma seviçal de sua casa, Griet (interpretada por Scarlet Johansson).
No filme, Griet também amava Vermeer à sua maneira. Embora este romance platônico nada de mal pudesse trazer a ambos, causou uma transformação no relacionamento do pintor e sua esposa.

Vermeer pega um par de brincos de sua esposa e o coloca em Griet, sua musa. Fica horas pintando-a, na penumbra de seu atelie. Talvez a diferença de idade e social entre ambos, e o fato dele ser casado impediram Vermeer de declarar este amor, mas ele sentia que era correspondido.
Obra de ficção. Griet nunca existiu na vida de Vermeer. Apenas a roteirista viu no quadro Moça de Turbante, um rosto pensativo, triste, enigmático e sugeriu que ela poderia ter sido a sua amante e o transformou em filme de ficção.
A fotografia deste filme é belíssima. Há cenas de "Griet" em claro e escuro que parecem ter saido de outras telas de Vermeer. Muito bom mesmo.

Muito pouco se sabe sobre a vida deste pintor. Pela falta de informação sobre Vermeer, chegou-se a pensar que ele nem poderia ter existido. Mas, então, quem poderia ter pintado telas tão lindas?

Tive oportunidade de conhecer alguns quadros deste pintor nesta viagem e me deliciei... Acho que só por isto valeu a viagem...
Fotos:
1- Um dos canais de Delft
2 e 3 - Igreja Velha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário