segunda-feira, 26 de julho de 2010

França - Versailles







Versailles está situada a sudoeste de Paris. Até 1624 foi uma modesta povoação, mas com a construção do castelo, comandado por Luis XIII e, posteriormente, ampliado e transformado por Luis XIV, tornou a capital do reino (1682) e a Corte transferiu-se para lá.
Nesta sala, Guilherme da Prússia proclamou-se Imperador do novo Império Alemão (a cidade foi ocupada pelos alemãos em 1870. Nesta mesma sala foi assinado o Tratado de Versailles, que pôs fim a I Guerra Mundial.
Por muito tempo o Palácio de Versailles foi palco de festas grandiosas, recepções, espetáculo de caça, aquela farra! A Corte ignorava as difíceis condições em que o pais atravessava, vivendo num mundo irreal, enquanto o povo passava fome. E se revoltava. A consequência foi a Revolução Francesa, e as prisões do rei Luis XVI e da rainha Maria Antonieta (decapitados 4 anos depois).

O povo saqueou o palácio, vendendo móveis e objetos de valor. Hoje a decoração do palácio não é mais a mesma do período em que o rei e a rainha moraram lá, mas, dizem, a restauração é a mais fidedigna possível. Impressiona muito a Galeria dos Espelhos, com sua decoração em mármores, espelhos, bronzes dourados, estátuas,etc. Enquanto se aprecia as obras primas da pintura, acompanha também a história e trajetória dos reis franceses de Clóvis ao imperador Napoleão.
Do lado de fora do palácio o frio era cortante, embora fosse primavera. Ventava muito também. Pouco pudemos ver dos famosos jardins de Versailles, com seus espelhos d'agua, estátuas, etc. Confesso que já vi outros palácios tão ou mais bonitos que Versailles, mas valeu a visita.
Aqui termina nossa viagem a França.

Rumamos para Flandres, a região norte da Bélgica.
Fotos:
1- 2- 3 - Interior do Palácio de Versailles
3- Sala dos Espelhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário