segunda-feira, 26 de julho de 2010

França - Paris




Conheci algumas poucas coisas de Paris, quando da primeira vez em que fui, há algum tempo atrás; tres dias apenas, mas desta vez pudemos andar muito pela cidade, à pé. Seis dias de longas caminhadas pelos lugares de maior interesse. Íamos para o centro de metrô, andávamos às margens do Rio Sena, nas imediações do Louvre. A Rue de Rivoli já era velha conhecida nossa.

Notre-Dame - revisitar esta catedral é uma emoção enorme. É belíssima. Desta vez pude reparar mais as laterais exteriores. Dá vontade de ficar o tempo todo apreciando sua beleza. Pensar que sua construção tenha se iniciado em 1163 (e concluida em 1345...) O tempo, as guerras alteraram o seu aspecto original, mas continua magnífica. Em 1793 esteve para ser demolida; em 1804 serviu de palco para a coroação de Napoleão Bonaparte; passou por uma restauração entre 1844 e 1864 e em 1871 correu o risco de ser destruida por um incêndio. Felizmente está de pé. Imponente, majestosa, cheia de representações em suas imagens esculpidas e vitrais, por onde a luz passa suavemente.

Antes de chegarmos a catedral, passamos pelo Sainte Chapelle, obra prima de arquitetura gótica. Passamos pela Ponte Neuf, a mais antiga e uma das mais famosas pontes.

Ficamos algum tempo por lá, apreciando os barcos que trafegam com turistas no Sena e, claro, fotografando. À procura por uma estação de metrô nos levou à proximidade da Igreja de Saint- Germain-L'Auxerrois, que fica diante da frente oriental do Louvre.

Bem, o Louvre merece um "capítulo" à parte".
Fotos:
1 - Catedral de Notre Dame.
2 - Interior da Catedral de Notre Dame.
3 - Ponte Neuf.

Nenhum comentário:

Postar um comentário