segunda-feira, 26 de julho de 2010

França - Paris - cont.


Um lugar que sempre tive vontade de conhecer em Paris e que não fui da vez passada é a Catedral de Sacré-Coer, na colina de Montmartre, no bairro de mesmo nome.
De qualquer ponto da cidade são vistas as cúpulas brancas desta catedral, muito ao longe...
Fiquei bastante impressionada com sua grandiosidade e beleza. Lembro-me que exclamei: meu Deus! É maravilhosa! Entramos silenciosamente, em fila indiana pelo seu interior, que estava na penumbra. Lá dentro não se pode fotografar nada, apenas apreciar, rezar e até agradecer a Deus a oportunidade de estar ali. Do alto da colina se pode ver grande parte de Paris. O cenário é deslumbrante. Claro que fotografamos.
O bairro de Montmartre tem um charme todo especial. Artistas ficam em uma pequena praça, expondo seus trabalhos e pintando, dezenas de lojinhas vendem souvenirs, turistas de todas as idades circulando; é muito movimentada mesmo. Dizem que é o lugar em que mais mostra a alma de Paris, por ter sido um bairro em que artistas e boêmios frequentavam. Ou frequentam?
Charles Aznavour se inspirou neste Cabaret, no bairro Montmartre (foto), para compor e cantar "La Boheme" que diz assim:
"Eu vos falo de um tempo
que neste momento não tem mais valor
Vos falo de Montmartre,
das flores de lilás
floridos nas janelas
do nosso quarto
cheio de esperança
e de um grande amor
.......................
A Boheme,
A Boheme
Significava felicidade."
Bom, Montmartre é um bairro pitoresco e curioso.
Na volta, passamos pelo Moulin Rouge, com suas longas pás e em cujo palco nasceu o can-can.
Desta vez, vi de longe a Place Vândome. De ônibus, passamos pela Ópera da Bastilha, Place de La Republique, em cujo centro há uma estátua da República (1833), com 10 metros de altura.
Assim é Paris! Linda, linda, linda...

Próximo "capítulo": Versailles.
Fotos:
1- Igreja de Sacré-Coer.
2- Cabaret "La Boheme"

Nenhum comentário:

Postar um comentário