quinta-feira, 25 de março de 2010

Alemanha - Rudeshein e Vale do Rio Reno




Rudeshein é uma pequena cidade, charmosíssima, às margens do Rio Reno. Suas ruas são estreitas, cheias de lojinhas, casas com flores nas janelas e uns banquinhos no passeio. Pura tranquilidade... De lá embarcamos para um passeio de catamarã pelo rio.

O Rio Reno nasce nos Alpes, no leste da Suiça e atravessa ou acompanha seis paises, entre os quais, a Alemanha.
Começamos nossa descida pelo rio. A paisagem é deslumbrante. Schumann compôs a sinfonia nº 3, expressando na obra suas evocações e memórias deste rio, bem como a influência de suas paisagens e lendas na alma dos alemães. Uma das lendas mais conhecidas é a de Loreley, uma sereia loira que seduzia os navegantes do Rio Reno. Dizem que eles ficavam tão encantados com suas canções, que perdiam o controle da embarcação e fatalmente acontecia um acidente, levando-os à morte.

As margens do rio são repletas de castelos, construidos no alto. Tem-se a sensação de voltar ao tempo, à epoca dos piratas... Ficamos tão entretidas com as paisagens, a oportunidade de fotografar tudo, que perdemos a noção do tempo. Talvez tenhamos viajado umas quatro horas. De tempos em tempos o barco parava à margem, para turistas subirem ou descerem.

Fizemos todo o trajeto sozinhas. O guia havia levado o carro em uma balsa pelo rio e combinou de nos esperar em St. Goar. Confesso que foi um alívio quando o vimos postado à margem nos esperando, com um sorisso todo largo. Estávamos salvas.

St. Goar é uma cidade minúscula, bem próxima à margem e cercada por montanhas. Parece que tem só uma rua principal, cheia de restaurantes, lanchonetes, pequenas casas comerciais de vinhos, geléias e toda guloseima possível. Almoçamos por lá uma comida tipicamente alemã. No período em que viajamos era a safra de aspargos, estavam bem baratos e fresquinhos, mas preferi uma comida mais pesadinha com salsichas variadas, batatas com um creminho e chucrute. Afinal, estava na Alemanha. Bebi umas cervejas, por sinal, maravilhosas. Tudo de bom estava ali.
Sempre quando viajo procuro pesquisar sobre os lugares em que vou, fazer anotações de pontos turísticos e coisas interessantes da cidade. Desta vez não foi diferente: anotei muita coisa em uma caderneta, que tinha até um mapinha da Alemanha, com o nosso roteiro traçado em destaque. Tudo organizadinho. Infelizmente, neste almoço em St. Goar eu a perdi. Quando fui guardar a caderneta na bolsa, ela caiu no chão e eu não vi. Só pecebi muito tempo depois, quando precisei dela. Estávamos exatamente na metade da viagem, portanto a outra metade da viagem fiquei tentanto buscar na memória as anotações que fiz com tanto cuidado.

Deixamos o Vale do Rio Reno e suas margens com inúmeros vilarejos de casinhas coloridas e bem cuidadas; torres de igrejas ponteagudas e vermelhas, pequenos barcos ancorados lânguidamente... Deixamos aquelas paisagens bucólicas...a tranquilidade e fomos para Frankfurt, no agito de uma cidade grande... movimentadíssima.
Fotos:
1 - 2 - e 3 Cruzeiro no Rio Reno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário