terça-feira, 23 de março de 2010

Alemanha - Hamburgo

O dia amanheceu chovendo e fazia um pouco de frio em Berlim. Ficamos à espera do guia no hall do hotel, para posseguimento da viagem com destino a Hamburgo.
Eis que ele aparece e se apresenta. Estava em uma mercedes. Pensei que nos levaria até o ônibus, onde estariam os outros turistas. Que nada! Alcançamos a rodovia. Foi quando descobrimos que viajaríamos com ele, de carro, por uma semana, até Frankfurt. Viajando em uma mercedes com guia só para nós era tudo de bom.
A viagem foi tranquila. Chegamos a Hamburgo e nos hospedamos não muito distante do centro; daria para ir caminhando até lá, em 15 minutos. O hotel não era grandes coisas, mas dava perfeitamente para encarar. Nestas alturas.... saindo de um hotel cinco estrelas, qualquer um, ainda que bom, seria inferior. A gente fica mal acostumada rapidamente...
Hamburgo é uma cidade estado localizada ao norte da Alemanha, às margens do Rio Elba e no encontro dos rios Alster e Bille. É um cidade bonita, cheia de canais e mais de 2500 pontes, ou seja, há mais pontes lá que Veneza e Amsterdã somadas.
Ficamos a maior parte do tempo no centro da cidade, apreciando os canais, as pontes e o charme dos bares e restaurante às suas margens, principalmente os contíguos à galeria Hanse Viertel, muito chique, e um belo lago com cisnes tranquilos... Tudo é lindo. A prefeitura de Hamburgo chama a atenção. Foi construida entre 1886 e 1897, em estilo neo-renascentista. Fica na Rathausmarkt. Seu interior também é muito bonito; fomos até o pátio interno, para o registro em fotos. Dá vontade de ficar apreciando, sem hora para sair. De bobeira mesmo...
Hamburgo foi duramente castigada pela 2ª Guerra Mundial. Muitos prédios foram reconstruidos, mas percebe-se claramente o original, da parte reconstruida. Muitos prédios na Alemanha nem foram reconstruidos; apenas construiram uma parede e desenharam o que seria a fachada original, tamanha a destruição. Isto nos impressionou muito. E as vidas humans que se foram... Enfim, os horrores das guerras permanecerão para sempre, acredito.
Hamburgo tem um dos maiores portos do mundo, então fomos lá conhecer. Realmente é de admirar. Nunca vi nada igual nem em fotografia nem em filme. Aproveitamos para conhecer um pequeno bairro, muito charmoso, de ruas estreitas e ígremes, com pequenas casas de janelas com cortinas românticas e flores por todos o lados, bem perto do Rio Elba. Parecia cenário de filme, principalmente ao por do sol. Dá até vontade de morar lá, naquela tranquilidade... Interessante é que os carros só trafegam até determinado ponto, na subida para o bairro, devido ao traçado das ruas. A maior parte do trajeto tem que ser feito à pé pelos moradores. Isto é muito bom, embora não seja nada prático.
Passamos também para conhecer um famoso bairro de vida noturna intensa, o Saint-Pauli. Lá se encontram as casas de shows noturnos, cinemas, pubs, bares, restaurantes e casas de prostituição. Foi neste bairro que os Beatles começaram sua carreira. Quem diria!
Saindo do profano, fomos conhecer a Catedral de São Miguel, Igreja Gótica, etc. Conhecemos a Estação Central, onde passávamos caminhando para ir ao centro. Muito interessante a arquitetura que vimos de um prédio em forma de um grande navio. Incrível, parecia mesmo um navio ancorado na rua... ainda mais que a parte da frente do "navio" fica em uma esquina. Coisa de arquiteto.
Bom, também em Hamburgo vimos o que foi possível. No dia seguinte, bem cedo partiríamos para Colônia, passando por Bremen. Como sempre, "contando tudo".