terça-feira, 23 de março de 2010

Alemanha - Berlim




Depois dos imprevistos e da chegada ao hotel em Berlim saímos para almoçar e conhecer a cidade, ou uma pequena parte dela. Tentamos um city tour, em um ônibus para turista, por nossa conta e risco, mas não tínhamos guia falando espanhol. Desistimos.
Começamos nosso "tour", particular e à pé, pela Catedral de Berlim (antiga catedral da Corte da Prússia), cujos adornos, cúpula e torres oferecem um ar majestoso. É uma catedral bastante grande, cabendo em seu interior 1600 pessoas. Fica bem pertinho do nosso hotel, quase às margens do Rio Spree, que atravessa a cidade. Mais à frente e à direita da catedral fica uma torre alta, de TV.
Fomos caminhando pela cidade, na Av. Unter den Linden até a Pariser Platz, também próximo ao hotel e encontramos o famoso Portão de Brandenburgo. Erigido entre 1788 e 1791 tem uma longa história desde este período. Na parte superior do Portão, o carro da vitória, em bronze, puxado por quatro cavalos. É um tipo de arco do Triunfo. Meu interesse maior, desde muito tempo, era conhecer o Portão, mais pelo fato político histórico que ele representou (e representa), por ter sido o marco da separação em duas cidades, através do Muro de Berlim, até 1989, quando se deu a reunificação das duas Alemanhas, oriental e ocidental. O Portão de Brandenburgo é o símbolo da cidade. Claro que me emocionei. Tive que colocar as mãos em suas colunas. Eu estava ali. Fantástico!
Infelizmente, não vimos a East Side Gallery, como é conhecido o pedaço, último vestígio, do muro de Berlim, todo grafitado. Bem que tentamos, mas ficava longe de onde estávamos.
Avistamos ao longe, bem longe, pela avenida que margeia um parque público, por sinal lindíssimo, a estátua dourada do Anjo da Vitória, ou Coluna da Vitória, que já havia visto fotos e a reconheci imediatamente. Lembro-me que apontei falei: olha lá, a Coluna Vitória! Vamos lá! É, brasileiro é bobo mesmo... Esta coluna foi celebrizada também no filme "Asas do Desejo".
A coluna foi erigida por ordem do Imperador Guilherme I, para comemorar as vitórias militares da Prússia sobre a Áustria, Dinamarca e França entre 1864 e 1871. Tem quase 67 metros de altura; no seu topo fica a estátua de 5 metros, a deusa da vitória militar. O obelisco foi originalmente erigido no Reichstag, mas desde 1937 se encontra na Strasse 17 Juni.
Fizemos o percurso de volta por dentro do parque, até próximo ao Palácio Reichstag, ou seja, o parlamento federal da Alemanha. Este parlamento foi construído no período de 1884 a 1894. Sua cúpula foi composta de aço e vidro, técnica avançada para a época. Tem em seu passado uma longa história de quase 120 anos, que vale a pena conhecer, inclusive de ter sido destruido pelo fogo, por um comunista, à epoca de Hitler.
Estava já cansada de caminhar, mas iríamos continuar indo para o lado oriental de Berlim, conhecer a Alexanderplatz, uma das praças mais famosas e no coração da Berlim oriental.
Seu nome foi em homenagem à visita do Czar Alexandre I, em 1805. Foi destruida na 2ª Guerra Mundial. Durante os anos 60, quando vigorava o comunismo, ganhou novas construções e após a queda do muro, novos prédios foram contruidos, mas destoando da estética anterior, comunista, que a caracterizava. Nesta praça, imensa, por sinal, vimos o Rotes Rathaus (Prefeitura), construida em estilo renascentista e também destruida pela guerra. Posteriormente foi reconstruida, quando se tornou a sede das autoridades da Berlim Oriental. A cor dela é vermelha (daí o nome Prefeitura Vermelha) em alusão ao comunismo. Quase em frente, há uma fonte, com a estátua de Netuno. Claro que serviu de cenário para fotos.
Berlim é uma cidade bonita, limpa, muito arborizada, com avenidas largas e bem cuidadas.
Muita coisa não tivemos tempo de ver, como a Ilha dos Museus, inclusive o Pergamon, que é um museu arqueológico, Palácios e Parques de Potsdam, etc.
Quem sabe um dia voltarei?
Mas agora é hora de seguir viagem para Hamburgo. Tivemos uma grata surpresa. Nesta vida, como nas viagens, é assim: as coisas ruins são intercaladas com as coisas boas. Já passamos pelo imprevisto, que foi ruim, agora veio uma boa surpresa. Estarei "Contando Tudo".
Fotos:
1 - Vista aérea de Berlim (postal).
2 - Coluna da Vitória e nós na fita.
3 - Portão de Brandenburgo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário