terça-feira, 23 de março de 2010

Alemanha - Bremen


As autos estradas europeias são excelentes. Isto é muito bom, pois são mais seguras, rápidas e confortáveis. Não há limite de velocidade, a não ser em determinados pontos, onde há placas sinalizando, que todos respeitam. Bem diferente do Brasil, diga-se de passagem.
Chegamos em Bremen no final da manhã. A cidade fica no noroeste do país, às margens do Rio Weser. Pequena, charmosa, aconchegante, assim é Bremen. Estávamos ali de passagem, mas deu para conhecer alguma coisa; o tempo necessário para um sanduiche de pão com salsicha e mostarda, delicioso, e fotografar, claro.
No centro da cidade há a Praça do Mercado - Marktplatz - onde estão a Catedral Gótica de St. Petri, a Prefeitura, a casa Schutting com uma fachada linda, a estátua de Roland, com 5,5 metros de altura, símbolo de justiça e liberdade da cidade, independente, que tem estatuto de distrito. Nesta praça estão também charmosos cafés, com mesas nas calçadas e algumas lojas comerciais e de souvenirs. Grupos folclóricos se apresentavam com roupas coloridas e músicas Parecia dia de festa, com muitos turistas. A praça estava cheia de gente. Acho que era domingo... Não tenho certeza. Quando a gente viaja perde a noção do tempo... Todos os dias parecem domingo.
Caminhando por uma das ruas laterais da praça pudemos andar por uma feira de artesanato e
flores e bem perto dali, a famosa estátua alusiva aos músicos de Bremen, uma história dos irmãos Grimm, sobre quatro animais domésticos que, fugindo do facão, se dirigem a esta cidade, cantando. É o cartão postal de lá.
Saímos bem felizes, rumo a Colônia.
Fotos:
1 - Estátua alusiva aos músicos de Bremen.
2 - Centro histórico, com a estátua de Roland.

Nenhum comentário:

Postar um comentário