segunda-feira, 29 de março de 2010

Alemanha - Palácio de Linderhof




Em uma viagem anterior visitei o Palácio de Linderhof, mas a gente nunca vê tudo em uma viagem, por isso achei bom retornar.
O Palácio de Linderhof foi construido entre os anos de 1869 e 1878, também por Ludwig II. Dos tres castelos que ele construiu, apenas este, o menor deles, ele viu concluido.

De início o Palácio impressiona pelos jardins, maravilhosos. Ele é dividido em partes, ou seções:
na primeira seção há uma cascata, com a Fonte de Netuno; na segunda, um tanque grande com a figura dourada da "Fama" e outra do "Amor"; na terceira, uma escultura de Vênus e Adonis e a quarta também um largo tanque com uma fonte alta. Por fim, os jardins em terraço com a "Fonte de Náiade", o busto de Maria Antonieta de França e um templo redondo com a estátua de Vênus.

O Palácio possui quatro salas. Todas maravilhosas, como é comum nos palácios, mas a que me chamou mais a atenção foi a Galeria dos Espelhos, que funcionava como uma sala de estar para o rei. Os espelhos criam um efeito inigualável. A Sala de Jantar também é belíssima, assim como o quarto. Enfim, não dá para ficar descrevendo a beleza e riqueza do Palácio. Nem fotos retratam, por exemplo, a beleza dos efeitos dos espelhos. Tem que ir mesmo...

Ludwig II construiu este Palácio tentando imitar a construção do Château de Versalhes, de Luís XIV, rei da França e seu ídolo, mas o Linderhof é bem menor.

Na viagem anterior, quando visitei este Palácio, visitamos também a Gruta de Vênus, no parque, que Ludwig II mandou construir - totalmente artificial - imitando o cenário da Ópera Tannhäuser, de Wagner, nas pedras artificiais da gruta. O rei passeava pelo lago dentro da gruta, que tinha efeitos de luzes que se alternavam em cores. Tinha também uma máquina que fazia efeitos de arco iris e pequenas ondas no lago. Assim, pela primeira vez se instalou na Baviera um motor de eletricidade.

Ludwig era considerado excêntrico e louco; nunca era visto em público. Nutria uma paixão neurótica (e não correspondida) pelo compositor Richard Wagner a quem protegia. Morreu aos 41 anos, afogado. Não se sabe se foi acidente ou suicídio.

Munich, nossa próxima e última cidade visitada nesta viagem.
Fotos:
1 - Palácio de Linderhof
2 - Jardins internos deste Palácio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário