sábado, 27 de março de 2010

Alemanha - Heidelberg




De Frankfurt a Heidelberg são 90 km, mais ou menos. Vale a pena conhecer esta cidade.
Li em algum lugar que Vitor Hugo (escritor francês), em 1840 disse: "não é preciso passar por Heidelberg. Melhor seria morar".

Heidelberg é cortada pelo Rio Neckar, que nasce na Floresta Negra e deságua no Rio Reno. Tem como pano de fundo mantanhas, colinas bosques e florestas. Tem cenário melhor? Felizmente a cidade foi poupada pelos bombardeios da Segunda Guerra. Dizem que os aliados estavam prontos para atacá-la, quando um general americano que havia estudado lá, ordenou que fosse preservada. Seria lenda ?
Entre as atrações turísticas, e a mais importante, são as ruinas do castelo, cartão postal de lá. Ergue-se em uma elevação, entre bosques verdejantes. A primeira menção documental deste castelo data de 1196. Foi alvo de guerras e teve que ser reconstruido algumas vezes em sua longa história. Serviu de residência por mais de 500 anos da dinastia Wittlsback.

Entrar neste castelo dá um certo arrepio, porque nos vem à memória histórias de guerras épicas, mortes, traições e lutas protagonizadas nas telas de cinema. Parecia que estava em uma cena de um filme destes. Logo no pátio de entrada já nos deparamos com um fosso (que era um sistema de defesa do castelo). Cair ali, já está mortinho, devido à altura. As portas são maciças, pesando toneladas, acredito, e com aquela argola grossa de ferro que servia para chamar. Impressiona o tamanho do barril de vinho em um lugar que cabe apenas ele, daí o lugar parecer apertado. Ele mede mais de 8 metros de comprimento e 7 metros de diâmetro. É uma atração à parte. Não tem como fotografá-lo por inteiro, pois não há distância para um bom ângulo. Dentro do castelo é uma penumbra, como em um cenário de horrores; além da pouca iluminação, os objetos e paredes são escuros, pela ação do tempo; tudo muito fechado... e lúgubre, mas vale conhecer pela história e pela vista que se tem da cidade, com a igreja - Heiliggeist Kirche - Igreja do Espírito Santo, a ponte medieval, toda em arcos. Parece que o guia falou que esta ponte foi construida em estilo medieval, mas não é da época medieval. Depois confirmo isto.

Heidelberg possui uma das universidades mais mais antigas do mundo, fundada em 1386. Lá os estudantes são de diversos países.

Como Heidelberg não é uma cidade muito grande, em torno de 150 mil habitantes, dá para andar tranquilamente pelas ruas estreitas e becos de traçados medievais . As ruas são limpas, casas floridas, charmosos cafés, restaurantes, lojas (muitas, de suvenirs). Dá para fotografar muito também; o problema é escapulir dos inúmeros turistas, para que eles não fiquem em primeiro plano nas fotografias.

Como estávamos muito perto da fronteira com a França, fomos até lá, na cidade de Strasburgo antes de irmos para Freiburgo.
Fotos:
1 - Vista da cidade de Heidelberg e a ponte medieval.
2 - Vista do Castelo.
3- Ruinas de Castelo

Nenhum comentário:

Postar um comentário