segunda-feira, 29 de março de 2010

Alemanha - Munich




A última cidade a ser visitada nesta viagem é Munich. Uma grande cidade com mais de 1,3 milhões de habitantes; é a capital da Baviera.
Nosso hotel, muito bom, mas ficava relativamente, distante do centro, sendo necessário utilizar o metrô. Compramos o bilhete no hotel mesmo, e poderíamos utilizá-lo por 24 horas.

De início, fizemos um City Tour, claro. Deu para ver mais ou menos como é a cidade; nos concentramos na mais famosa e movimentada praça, a Marienplatz. Nela se concetram os principais "atrativos" para os turistas, como o prédio da prefeitura, construido por volta de 1867, imenso e imponente, igrejas lindas, mercados, galerias e cervejarias. A arquitetura dos prédios mais antigos é muito bonita.

No prédio da Prefeitura, todos os dias, às 11:00 e às 17:00, uma multidão de turistas se aglomeram com suas filmadoras e máquinas fotográficas para apreciar o Glockenspiel: um conjunto de bonecos, num espetáculo de cinco minutos, se apresentam dançando em círculos, em dois andares abertos da sacada. Os bonecos executam um torneio de cavaleiros e uma dança típica da Baviera, ao som do badalo dos sinos. O pátio interno da Prefeitura é aberto ao público. Há restaurantes e lanchonetes lá, com mesas e cadeiras ao ar livre. Muito bom.

Em uma pequena praça próxima a Marienplatz está a Hofbräuhaus, um enorme salão onde se bebe muita cerveja a noite toda. Lá é só festa. Não entramos para conhecer.

Em Munich além da cerveja, tem também uma grande variedade de salsichas. Basta andar por uma rua, atrás da Marienpltz, e logo se avista o Viktualienmarkt, um mercado abarrotado de salsichas e linguiças produzidos na Bavária; além de queijos, frutas, geléias, codimentos, flores, artesanatos, vinhos, etc. Este mercado é ao ar livre, com as bancas cobertas, vendendo os produtos. Quem quiser, pode tomar cerveja e degustar as salsichas, pois tem lugar para mesas e cadeiras também. É tão grande que corre o risco da gente se perder por lá.

Pelo jeito, Munich é sempre movimentada, alegre e festiva. Nem poderia ser de outro jeito, sendo a cidade principal da grande comemoração da Oktoberfest.

Antes de irmos embora de Munich, passamos pelo Palácio Real Nynphenburg, antiga residência de verão dos reis da Bavária. É de impressionar a extensão dos jardins deste palácio. Infelizmete não conhecemos seu interior.

Fim da viagem... Tinha interesse em conhecer um pouco a Alemanha, pelas paisagens do sul, mas me surpreendi. A Alemanha toda é muito bonita, embora o sul seja ainda mais.

De qualquer forma foi uma viagem que valeu a pena pelas coisas que vi: a arquitetura, as igrejas, os castelos, os monumentos, os rios, as florestas e bosques, a profusão de flores, a comida, a bebida, a organização dos alemães. Não se pode negar também sua potência econômica e industrial, e a qualidade de vida dos alemães. Lá, o salário mínimo é quase sete vezes maior que o salário mínimo do Brasil. Culturalmente, a Alemanha se destaca também. Por lá nasceram, ou moraram, os maiores gênios da música clássica.

Enfim, a Alemanha é cheia de lugares interessantes para ir e curtir. Os alemães, ao contrário do que dizem, percebi que são alegres... Talvez a Alemanha esteja querendo afastar os fantasmas do passado, por ter sido protagonista de duas grandes guerras e vilão da humanidade com o holocauto. Não sei... Só sei que gostei muito de tudo...
Fotos:
1 - Prédio da Prefeitura - Marienpltz.
2 - Jardim - Centro de Munich.
3- Palácio Real de Nynphenburg.

Nenhum comentário:

Postar um comentário