domingo, 28 de março de 2010

Alemanha - Garmisch-Partenkirchen




Passamos algumas horas em Oberammergau, um município de Garmisch-Partenkirchen. Situa-se no vale Ammer, na região da Bavária. É um pitoresco povoado de 5,3 mil habitantes.
Como o tempo não era muito, tratamos de almoçar logo, para visitar algumas lojas de artesanato, por sinal maravilhosos. É muito comum nesta cidade trabalhos em madeira, umas obras de arte. Tinhamos que fotografar também.

A cidade é muito conhecida também pelo mais importante evento religioso da Alemanha, a encenação da Paixão de Cristo, que acontece a cada 10 anos, desde 1633. Este evento tem origem em uma promessa que os moradores fizeram, para acabar com as mortes provocadas pela peste negra e os sofrimentos provocados pelos efeitos das guerras. Como não houve mais mortes por peste negra na aldeia, eles continuaram com a encenação.

Tão logo a gente entra na cidade, percebe que ela é um pouco diferente das outras. As casas. As fachadas são pintadas com temas religiosos - afrecos da Virgem Maria da Santíssima Trindade, de São Jorge contra o dragão, cenas bíblicas; outras mostram paisagens, ou deuses gregos. O que achei mais interessante e inusitado, os afrescos com personagens de histórias infantis dos irmãos Grimm. Estas fachadas estão pintadas há mais de dois séculos e são cuidadosamente restauradas, dizem. Eram os burgueses quem mandavam pintar as fachadas, como pagamento de promessas ou simplesmente por que gostavam...

Como em toda a Alemanha, Oberammergau também é cheia de flores. Vi um prédio de tres ou quatro andares, mas extenso no comprimento, com varandas, e um "cinturão" de pequenas flores vermelhas o cercavam de fora a fora... por toda a varanda, nos quatros lados do prédio... Como é que pode?

Fizemos uma parada no Mosteiro de Ettal, fundada pelo imperador Ludwig IV, da Baviera, Seu interior é belíssimo e rico, com dezenas de afrescos e um portal e cúpulas lidíssimos. Vale a pena a visita. À parte, mas anexo à Abadia há lojinhas que vendem objetos religiosos, cervejas artesanais e licores que eles produzem. Tudo santificado, imagino.
Fotos:
1 - Casa típica de Oberammergau.
2 - Vista da Abadia Beneditina de Ettal.
3 - Interior desta Abadia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário