terça-feira, 28 de junho de 2011

Música - Tchaikovsky - 1



Tchaikovsky (1840 - 1893) era o segundo, dos seis filhos de Ilya Petrovitch com Alexandra Andreievna. Sempre foi uma criança frágil, sensível, solitária e afastada das brincadeiras de crianças de sua idade. Desde muito cedo se interessou pela música, embora fosse desejo da família que ele se tornasse advogado.
Muito ligado à mãe, sentiu profundamente sua morte, quando tinha 14 anos. Viveu com sentimento de abandono pelo resto de sua vida. Procurou aplacar a depressão e o isolamento, frequentando a vida boêmia: bebida, salão de festas, restaurantes da moda, sexo, etc.
Descobriu, no entanto, que a música era a única coisa que lhe trazia alento à dor de viver.
Por se descobrir homossexual - forma de amor condenada pela sociedade e por ele mesmo - buscou na música a sublimação. Dedicou-se de corpo e alma a ela. Começou a compor movido por intensa paixão.
Em 1865, seu pai se casa novamente. Passou a apenas visitar sua família, especialmente sua irmã Alexandra, em quem ele buscava serenidade de espírito para criar.
Ele dizia: "A perfeita serenidade é necessária ao artista no momento de criar. Nesse sentido, a criação artística é sempre objetiva, mesmo na música. Há quem ache que o artista, ao sentir uma emoção, pode, naquele mesmo momento, traduzí-la e interpretá-la com a sua arte, mas eles se enganam redondamente. Os sentimentos tristes e as emoções alegres são sempre expressos retrospectivamente, isto é, eu posso me sentir triste e compor uma obra alegre, e vice- versa. Em suma, nós temos duas vidas: uma de homem e uma de artista, e elas se encontram algumas vezes".

Nenhum comentário:

Postar um comentário