terça-feira, 28 de junho de 2011

Tchaikovsky - 2

No início do ano de 1866, Tchaikovsky deixa São Petersburgo e vai para Moscou. Conhece Nikolai, um jovem boa vida, que adorava as mulheres e os jogos. Estabelece entre eles um afeto fraternal. Nikolai passa a ser seu amigo e protetor, oferecendo-lhe moradia, roupas da moda e o apresenta à sociedade. Tchaikovsky vivia, até então, com apenas 50 rublos mensais. Começou a compor a sua primeira sinfonia. Muito trabalhou para se afirmar como músico. Nesta época escreveu uma carta desesperada a seu irmão Anatoli. Estava passando por mais uma das tantas crises depressivas que o acompanharam por toda a vida. O médico o proibiu de compor, pois ele estava " a um passo da demência". Isto era impossível!
Carta de Tchaikovsky a Anatoli: "Tenho os nervos totalmente em pedaços. Motivos: 1) a sinfonia não está indo bem; 2) Rubinstein (....), tendo notado que basta um nada para me fazer sobressaltar, me persegue com crítica de toda espécie; 3) a certeza de morrer logo, antes de terminar minha sinfonia (.....) Ontem parei de beber vodca, vinho e chá forte. Odeio a humanidade e gostaria de retirar-me para um deserto".

Nenhum comentário:

Postar um comentário