quarta-feira, 29 de junho de 2011

Tchaikovsky - 5




Nos meses seguintes, se casa com Antonina Miliukova, uma aluna do conservatório, que lhe escreve cartas apaixonadas e dizia que se não fosse correspondida nesse amor, poria fim à vida.
Casaram-se, mas Tchaikovsky a advertiu que seria um casamento sem amor e sem relações sexuais.
Neste mesmo período começou a manter correspondência com Nadejda Von Meck, que durou 13 anos, com quem trocaria mais de 1.100 cartas.
Desesperado com o casamento, viaja imediatamente para a casa de sua irmã, ficando mais de um mês longe de Antonina. Quando retornou, percebendo a loucura que foi este casamento, entrou no rio Moscou, de águas geladas com a ideia de contrair pneumonia e morrer. O banho gelado não teve maiores consequências, mas o estado de loucura era iminente.
O psiquiatra que o atendeu prescreveu-lhe uma mudança radical de vida e de ambiente. O divórcio era indispensável. Antonina também começou a manifestar problemas mentais e ora não se importava com o divórcio, ora se desesperava e perseguia Tchailovsky através de cartas. Esta situação corroia ainda mais os frágeis nervos do músico. De certa forma, se sentia culpado pelo estado de Antonina. Tres anos após a morte de Tchaikovsky, Antonina foi internada em um manicômio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário