quinta-feira, 30 de junho de 2011

Tchaikovsky - 8

Tchaikovsky compôs a Sexta Sinfonia - a "Patética"- em 1893, (que chegou a estrear). Foi a última composição sua, pois morreu de cólera, após ter bebido água não fervida - nunca se soube se por descuido ou com intenção de se matar. O título "Patética" foi dado por seu irmão Modest, pois Tchaikovsky, embora" tivesse renovado sua batalha contra o destino, sua luta se esgotou sobre a partitura e não conseguia encontrar um título adequado."
A respeito ainda desta última sinfonia, Tchaikovsky escreveu ao sobrinho Bob Davidov: "Queria poder te descrever o prazer que devo ao meu novo trabalho. Recordarás que no outono destrui a maior parte de uma sinfonia já completa e já instrumentada. Eu fiz bem, porque ela valia muito pouco: um jogo vazio de notas sem autêntica inspiração. Durante a viagem a Paris me veio a ideia de uma nova sinfonia sobre um programa tão bem selado que ninguém seria capaz de descobri-lo, ainda que quebrasse a cabeça. Esse programa reflete os meus sentimentos mais íntimos. Em viagem, enquanto mentalmente compunha o esboço, rompi, mais uma vez em prantos, como se fosse presa do desespero. Ao voltar, me pus a escrever e trabalhei com tanta intensidade que em menos de quatro dias terminei o primeiro movimento, enquanto os outros já estavam nitidamente delineados em minha cabeça. A forma desta sinfonia é, por muitos modos, insólita: o finale não será um fragoroso Allegro, mas um lento Adágio. Não podes imaginar como estou feliz, em constatar que ainda sou capaz de criar."

Nenhum comentário:

Postar um comentário