quarta-feira, 29 de junho de 2011

Tchaikovsky - 6

Tchaikovsky e Nadejda tiveram um amor ideal, ou idealizado, melhor dizendo. Jamais tiveram um contato físico, condição estabelecida e aceita por ambos.
Nadejda era uma viuva rica, com 12 filhos; uma mulher triste e desiludida. Casara sem amor.
No início, a correspondência entre eles seria para que Tchaikovsky enviasse a ela a transcrição para violino e piano de algumas obras orquestrais, e pagaria por isto. No entanto, a relação tornou-se rapidamente em uma amizade e depois em um grande amor.
Em setembro de 1879 Nadejda escreve a Tchaikovsk: " Duvido que possas compreender até que ponto eu seja ciumenta, apesar da falta de contato pessoal entre nós. Sabias que tenho ciume da maneira mais imperdoável, que é a mulher que tem ciumes do homem que ama? Sabias que, quando te desposaste, tudo foi tremendamente difícil para mim, como se uma parte do meu coração fosse despedaçada? O simples pensamento de que estavas perto daquela mulher me era amargo e insuportável. Percebes minha perversidade? Fiquei feliz com tua infelicidade, ainda que me envergonhasse disso. Não creio ter revelado, de modo algum, meus sentimentos, mas não conseguia superá-los (....). Odiava aquela mulher por não tê-lo feito feliz, mas eu a teria odiado cem vezes mais se tivesse achado felicidade ao teu lado. Pensava que tinha roubado o que era somente meu, aquilo que é meu por direito, pois eu te amo acima de tudo , e te coloco acima de qualquer outra coisa no mundo. Se esta revelação te perturba, esqueças a confissão involuntária. No entanto, eu a fiz. A sinfonia (a quarta, escrita nos dias da grande crise e dedicada a ela) foi a causa de tudo. Entretanto, creio que é melhor saberes que não sou aquela idealista que imaginas. E, depois, isso não pode alterar de nenhum modo nosso contato. Não desejo nenhuma mudança e gostaria de me assegurar que nada mudaria até o fim da minha vida...mas não tenho o direito de dizê-lo."
Por doze anos Nadejda sustentou o músico com uma pensão e ele lhe era muito agradecido por isso - seu " anjo protetor" também durante a tempestuosa experiência conjugal.
Nadejda arquiteta o casamento entre um filho seu e uma sobrinha do amado, como forma de perpetuar e imortalizar uma ligação espiritual entre ela e Tchaikovsky.

Nenhum comentário:

Postar um comentário