quarta-feira, 29 de junho de 2011

Tchaikovsky - 4

Os estados depressivos continuaram. Tchaikovsky viajou para a França. Lá estavam seus compositores favoritos, boa mesa, bons vinhos e liberdade. Com o passar do tempo nada mais lhe alegra. Cita Dante, em uma carta ao irmão: "Nenhuma dor maior que lembrar os tempos felizes da miséria. A melancolia que me corroi é terrível... Há algo de insanidade nisso. Veja que ontem chorei dez vezes."
Estava vivendo a sua mais aguda crise. Sem poder se livrar da pressão social de seu meio, resolve se casar e envia uma carta ao irmão, Modest, também homossexual: "Pensei muito em mim, em você e em nosso futuro. Como resultado de longa elucubração, de hoje em diante me prepararei para realizar um casamento, com quem quer que esteja disponível. Creio que nossas inclinações sejam o maior e mais insuperável obstáculo à nossa delicidade, e que devemos lutar com todas as nossas forças contra a nossa natureza (....). Você disse que na nossa idade é difícil superar as paixões. Eu digo que na sua idade é mais difícil dirigir o gosto em outra direção. Neste aspecto, sua inclinação religiosa pode oferecer-lhe, penso eu, um apoio seguro. Quanto a mim, farei o possível para me casar ainda este ano e, se não tiver coragem de fazê-lo, me libertarei, de qualquer forma, de meus hábitos, e o farei de forma a não ser mais visto na companhia de ... (lacuna). Preocupo-me somente em erradicar de mim esta perniciosa paixão."

Nenhum comentário:

Postar um comentário