segunda-feira, 22 de março de 2010

Viagens e muitas "viagens" - Alemanha


Conheci muito pouco o sul da Alemanha, em uma viagem que fiz ao Leste Europeu. Fiquei encantada com a beleza das paisagens e prometi a mim mesmo que voltaria. E voltei.
Cláudia e eu começamos a planejar a viagem. Escolhemos um roteiro vasto, mas muito interessante.
Começaríamos por Berlim, depois Hamburgo, Bremen, Colônia, Vale do Rio Reno, Ruchensteim, Frankfurt, Heidelberg, Strasburg (França), Dorbirn (Áustria), Lagos Titisee, Bodensse e Constance, Lindau, os Castelos da Baviera, Ethal, Oberammergau e, para finalizar, Munich. Uma longa viagem, começando pelo Nordeste da Alemanha, Norte, Noroeste, Oeste e depois o Sul.
Saímos de Belo Horizonte para São Paulo, e de lá, para uma escala em Paris. Viajamos pela TAM. De Paris a Berlim, pela Air France.
Depois de um "chá de aeroporto", muito comum em viagens, quando finalmente iríamos partir, a TAM resolve que sairíamos em um vôo do Rio de Janeiro. Os argumentos não conveceram a ninguém. Houve muitas discussões, revoltas e um atraso de mais ou menos quatro horas.
Voamos, finalmente, rumo a Paris. O vôo não foi nada tranquilo. Uma turbulência muito violenta assustou todo mundo. Houve muita gritaria, pessoas sentido-se mal... Não sei como meu coração aguentou. Custei a me recuperar, pois o medo de voar sempre me acompanha.
Ghegamos em Paris, no aeroporto Charles de Gaulle, por sinal, imenso... mas bem sinalizado.
As peripécias da viagem não acabaram por aí. Nosso vôo para Berlim estava prestes a sair. No guichê da TAM nos informaram que talvez não chegássemos a tempo de embarcar, justamente pela distância que estávamos dali até o portão de embarque. Desistimos. Remarcamos as passagens para o dia seguinte. Resultado: tivemos que dormir em um hotel, um pouco distante do aeroporto, mas muito mais distante do centro da cidade. Evidentemente, que a TAM arcou com os custos do traslado, hotel e jantar. Teria que ser assim mesmo, claro.
Mas e as nossas bagagens? Desde o início, sabíamos que nossas bagagens iam direto para Berlim, mas àquela altura não tínhamos certeza de mais nada. Perdemos totalmente o controle delas. Ficamos só com a bagagem de mão e improvisando tudo para aquela noite. Li em algum lugar que é sempre bom levar na bagagem de mão alguma roupa e coisas que podemos precisar no caso de uma eventualidade. Serviu muito para nós esta dica.
Estávamos muito cansadas e dormimos logo após o jantar.
No dia seguinte saímos bem cedo do hotel e finalmente pudemos voar!
Chegamos a Berlim em torno de 10:30 da manhã. O dia estava lindo. Fomos de táxi para o hotel, pois não tínhamos traslado. Cabe dizer que o hotel era maravilhoso. Cinco estrelas e muito bem localizado. No coração de Berlim. Algumas semanas depois minha sobrinha Paulinha, assistindo a um filme, "Contrato de Risco" identificou este hotel, como cenário de algumas tomadas do filme. Ela havia visto minhas fotos do hall de entrada, onde há um aquário gigante, de 25 metros de altura. É de impressionar.
Estávamos em Berlim, mas infelizmente perdemos o "city tour". Restava apenas uma tarde e um pedacinho da noite para conhecermos Berlim e ... sozinhas... No dia seguinte pela manhã iríamos para Hamburgo. O importante é não stressar e correr atrás do prejuízo. Foi o que fizemos. Berlim tinha muito mais coisas do que conseguiríamos ver, claro. Vou contar como foi.
Em tempo: como Cláudia, minha amiga e companheira de viagem não está mais entre nós, ainda assim pretendo postar no blog algumas fotos nossas, em homenagem póstuma a ela.
As lembranças são muitas.

2 comentários:

  1. Oii! Bom dia!
    Estou me organizando para ir para Alemanha pela primeira vez, e acabei parando no seu blog, que me foi muito útil, por sinal.
    Você saberia me dizer em quantos dias vocês fizeram esse roteiro e em que época do ano?
    Muito obrigada por compartilhar tantas informações :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Elisa, só hoje vi seu comentário, infelizmente. Você já deve ter feito esta viagem. Se não, viajamos em 2009 e fizemos o roteiro em 15 dias. Foi um pouco corrido e cansativo, mas valeu a pena pela beleza dos lugares. Se já tiver viajado, espero que tenha valido a pena. Um abraço. Junia.

      Excluir