sábado, 6 de fevereiro de 2010

Argentina - Buenos Aires - cont.


Buenos Aires está distante de Bariloche 1720 km. A cidade simplesmente encanta. Desde muitos anos sou apaixonada por Buenos Aires, sem conhecer. Depois que conheci, fiquei duplamente apaixonada.
Ficaram em minhas lembranças mais antigas, filmes que assisti com Libertad Lamarque, atriz dramática e cantora de tangos, nascida na Argentina.
Ah! Buenos Aires do melancólico e nostálgico tango, antes associado a cabarés, hoje, elemento mais identificador da alma portenha. Imortalizado por Carlos Gardel, renovado por Astor Piazzola, ouvir e ver dançarinos de tango em Buenos Aires tem um sabor único e inigualável.
Buenos Aires é uma cidade para ser conhecida caminhando pelas ruas e avenidas planas e largas, arborizadas e limpas. A principal avenida e a que serve de referência para o turista é a Avenida 9 de Julho, considerada a mais larga do mundo, quase 150 metros de largura - corta a parte central da cidade. Vimos o Obelisco, andamos muito pelo centro. O hotel em que nos hospedamos ficava a duas quadras da Calle Florida, paraiso do consumismo em Buenos Aires, na época. Andamos pela Calle Lavalle, Corrientes (inspiração do tango "Corrientes, 348...") e muitas outras.
As lojas e os cafés são um espetáculo à parte. Charmosíssimos e ao estilo europeu. Vimos o Teatro Colón, por sinal, belíssimo, inaugurado em 1908. A arquitetura de Buenos Aires tem muito a ver com a arquitetura europeia e é muito bem preservada.
Não poderíamos deixar de conhecer a Plaza de Mayo, palco de protestos, como o das mães dos desaparecidos políticos no regime militar(1976 - 1983). Ali estão também importantes e imponentes edifícios governamentais, entre eles a Casa Rosada, sede do governo federal.
Visitamos o bairro La Bocca, onde está o famoso Caminito, a ruazinha que inspirou o tango homônimo. Passamos pelo estádio do Boca Junior e também, perto, o bairro San Telmo. À exemplo do primeiro, este também é um bairro italiano.
Felizmente ficamos um domingo na cidade e, assim, pudemos visitar a feira de antiguidade, na Plaza Dorrego, que acontece neste dia. Outro bairro visitado foi o "La Recoleta". É extremamente charmoso e sofisticado. Passamos pelo cemitério neste bairro, onde está o mausoléu de Evita Perón.
Infelizmente, não visitamos museus e lá existem nada menos que 80. Buenos Aires é uma cidade culta,com muitas livrarias, bela, nostálgica pelas músicas, "saborosa", se podemos dizer assim, pelas "parrillas" (que experimentamos) e pela comida italiana, por sinal, muito boa e farta. Penso que no inverno as cafeterias assumem a todo vapor, pois são muitas, e todas charmosíssimas. O preço é um pouco salgado, diga-se de passagem. Enfim, Buenos Aires é um show por si só. É cheia de inspiração com seus poetas. Um dos mais conhecidos internacionalmente é Jorge Luiz Borges (1899-l986)é um dos mais brilhantes e polêmicos escritores e ensaísta da América Latina. Buenos Aires é isto e muito mais. Transcrevo parte de uma letra do tango "Violetas", de 1930. Diz assim:
"Estas violetas que ayer
Me diste cariñosa com tanto fervor
las guardocomo emblema de un querer
que vieron ya mis ojos fenecer
entre la espesa bruma, con hondo dolor
Ellas tal vez me dirán,
en su linguaje mudo, con fria expresión,
que en vano espero que ha de regresar
el ave del amor que supo dar
un mundo de gorgeos a mi corazón"
................................
Fotos: 1 e 2 - Bairro "La Boca"

Nenhum comentário:

Postar um comentário