sábado, 6 de fevereiro de 2010

Espanha - Madrid

Tenho impressão que não conheci muito de Madrid. Tenho poucas fotos de lá, além do mais, minha máquina fotográfica (nova) começou a dar problemas. Imprevistos de viagem...
Madrid é uma cidade grande - mais de 3 milhões de habitantes, muito movimentada, com modernas e largas avenidas, mas é uma cidade que preserva também seu passado histórico - as primeiras referências históricas relevantes aparecem no sec. IX, mas a cidade teve ocupação humana desde a pré história.
Durante o reinado de Muhammad I, foi mandado construir um pequeno edifício; onde é hoje o Palácio Real de Madrid, muito grande, por sinal. Parte deste palácio são aposentos e parte se transformou em museu. Ficamos um bom tempo aguardando para entrar. É riquíssimo por dentro. Vale a pena a visita. Em frente ao Palácio Real, há a Plaza Oriente, e ao centro, ergue-se o monumento a Felipe IV.
Há muitas praças em Madrid. Fomos a Plaza Mayor, situada no centro comercial da cidade.Foi construida em 1616, durante o período austríaco. Ao centro tem um monumento a Felipe III, que a construiu.A Plaza Cólon em homenagem a Cristóvão Colombo. Ao centro, monumento dele, datado de 1885.
No subsolo desta praça se encontram as instalações do Centro Cultural de la Villa de Madrid, com a entrada ocultada por uma cortina de água. Muito bonita mesmo, mas não descemos ao subsolo. Nesta praça existem ainda as Torres de Colón e as esculturas de los Jardines del Descubrimiento. Plaza de Cibeles - é uma das mais famosas da cidade, um dos símbolos mesmo. É onde ficam o prédio dos Correios e o Palácio das Comunicações. Situa-se no cruzamento entre Paseo Del Prado e Calle de Alcalá. Esta é a maior e mais famosa rua de Madrid. Há nesta rua a Puerta de Alcalá, outro símbolo da cidade. A Puerta del Sol é um dos lugares mais populares e importantes, por causa da proclamação da II República, em 02/05/1931. É nesta praça que está o "el oso y el madroño", símbolo emblemático de lá e que tem origem na história da fundação de Madrid - estátua do urso. Esta é uma outra história. Plaza de la Villa, onde se encontra El Ayuntamiento de Madrid (prefeitura). Conhecemos, apenas por fora, a catedral de San Isidro, o início de sua construção foi em 1622.
El Paseo del Prado, onde está o Museu do Prado, construção em estilo neoclássico (1785), no Parque Buen Retiro. Havia,na ocasião,uma exposição neste museu, do pintor Francisco Goya(1746-1828)em comemoração aos 250 anos de seu nascimento. Estavam expostas 180 obras deste pintor. Ficamos fascinados. Vimos todas. As obras de Goya retratam sátiras à burguesia,as visões e fantasias dos horrores das guerras - o lado mais sombrio da humanidade. Impressionou-me o tamanho das telas -enormes. Em frente ao museu há um monumento a Velázquez.
Fomos também ao museu Reina Sofia. Vimos obras de Mirò, Salvador Dalí, Pablo Picasso, inclusive sua obra prima a "Guernica", que retrata os horrores da guerra civil espanhola. Este museu está situado bem próximo da Estação de Atocha, inaugurada em 1851, pela rainha Isabel II. Foi a primeira estação ferroviária de Madrid. Passamos, pelo lado de fora, do Estádio de Futebol Santiago Bernabeu, construido em 1946, e reformado para o Munial de Futebol de 1982. Passamos pelo Planetário de Madrid, e pelo edifício de la Plaza Monumental de las Ventas (semelhabtes as plazas de toros). Finalmente, pudemos avistar também o "Lago de la Casa de Campo" em um dos maiores parques da cidade - é o lugar de lazer dos madrileños.
Gostei de Madrid. É uma cidade cultural, aliás, como a maioria das cidades da Europa.
Muitos gênios nasceram em Madrid, entre eles: Cervantes, Quevedo, Velázquez, Lope de Vega, Calderón de La Barca, e por aí vai.
Voltarei, para conhecer o sul da Espanha que, dizem, é igualmente lindo.
Foto: Plaza Mayor (internet)

Nenhum comentário:

Postar um comentário