sábado, 6 de fevereiro de 2010

Áustria - Viena - cont.

Se estivesse escrevendo um livro, escreveria que Viena merece um capítulo à parte.
Sua rica história começou na antiguidade com os acampamentos romanos, alcançando o ápice durante o reinado dos Habsburgos (1273 a 1918).
Com o colapso do império de Napoleão (1814), Viena tornou-se o centro da Europa.
Viena foi sempre a capital da música. Desde o século XII já era um centro de produção musical; no século XVIII acolheu os maiores nomes da música clássica, como Haydn, Mozart e Beethoven. Depois foi a vez de Shubert, Brahms e Mahler. Hoje, o palácio mais importante de Viena é a "Ópera", erigido pelo imperador Franz Josef, entre os anos 1861 e 1869. Foi inaugurado com a obra de Mozart "Don Juan". É um prédio grande, imponente. Para nós, pobres mortais, servia de referência em nossas andanças pela cidade. Evidentemente, não deixamos de apreciá-lo.
Pelos jardins e parques da cidade estão alguns monumentos em homenagem a seus músicos.
O charme de Viena concentra-se de maneira particular no centro histórico, onde está a majestosa Catedral de Santo Estêvão. À sua frente está a Stephansplatz, uma praça que funciona como o centro nervoso da cidade, com lojas, cafés, restaurantes e muita gente circulando. As pessoas são elegantes, bem vestidas. Apesar da grande circulação de pessoas, a cidade é limpíssima. Há carruagens passeando com os turistas pelas ruas hitóricas. A sensação é que a gente está em uma cena de filme. Tudo parece tão longe da nossa realidade aqui no Brasil...
Tivemos oportunidade de ver a igreja mais antiga de Viena, a de San Pedro, e um dos palácios barrocos mais famosos, o palácio Belvedere, com seu suntuoso jardim. Este palácio serviu de residência do príncipe Eugênio de Savoia.
Bom, fizemos um tour pela cidade. Deu para ver bastante coisa. Tudo muito lindo.
À cerca de seis quilômetos do centro, encontra-se o Palácio Schönbrunn. Este palácio guarda uma história de amor, pois foi lá que morou por alguns anos, Sissi. Quando visitamos o palácio, fazia 100 anos da morte trágica de Sissi, a imperatriz Elizabeth, casada com Franz Josef. Por este motivo estavam em exposição objetos pessoais do casal imperial; muitas lojas vendendo souvenir e chocolates com estampa deles, enfim, a cidade se movimentava, aproveitando também as comemorações, embora tristes, pois o povo a amava. Neste palácio, pudemos ver também os aposentos de Sissi e o imperador; onde dormiam, faziam as refeições, etc. Um luxo só! Foi tudo muito emocionante, pois a vida do imperador e de Sissi virou filme - uma trilogia: "Sissi" "Sissi, a Imperatriz", e "Sissi e Seus Destinos" , que eu assisti, ainda adolescente.
Vale lembrar um pouco esta história. Em outro "capítulo".

Nenhum comentário:

Postar um comentário