sábado, 6 de fevereiro de 2010

A Caminho da França


De Madrid, na Espanha, rumamos para a França, com destino a Paris. São 1.261 km de estrada. Fomos subindo a Espanha, no sentido Norte, pela região Basca, onde está o grupo separatista ETA (Euskadi Ta Askatazuna) ou, Pátria Basca e Liberdade, que luta pela independência da região basca. Este grupo terrorista já matou centenas de pessoas, desde junho de 1968, quando começaram suas atividades terroistas. Foi criado em 1959. Claro, que passar por esta região, dá um certo medo. Vimos vários cartazes de "Procura-se", com fotos deles nos aeroportos da Espanha.
Burgo fica distante de Madrid 244km; é rica em arte gótica. Foi sede do governo de Franco, durante a guerra civil espanhola (1936-1939).
Nesta cidade há uma catedral linda, dedicada à Virgem Maria. Sua construção começou em 1221. Apenas passamos por esta cidade. Lembro-me de passar por uma avenida, talvez a principal, toda arborizada. Umas árvores diferentes... que eu nunca tinha visto.
Vimos os Pirineu, a cordilheira entre a Espanha e a França, com neve eterna.
Subimos mais um pouco e entramos em território francês, pelo sudoeste.
Pernoitamos na cidade de Bordeaux. Jantamos um quiche bem gostoso por lá. Infelizmente, não conhecemos nada sobre a cidade. Estávamos apenas de passagem, mas sei que é uma cidade famosa pelas vinhas. Produz mais de 700 milhões de garrafas de vinho por ano. É a segunda maior área de cultivo de vinho do mundo, perdendo apenas para a região do Languedoc, também na França.
Viajamos muito ainda, até chegarmos em Paris. Passamos pelo Vallée de la Loire (Vale do Luar). O vale tem esse nome por causa do Rio Loire, o mais longo da França. Às suas mergens estão as obras primas da arquitetura francesa - os castelos. Conhecemos o Castelo Château de Chambord, em estilo renascentista, construido no século XVIII. Este vale é muito bonito; o que nos espera, então, Paris.
Embora cansativa, a viagem foi linda. Sabe porque? Passamos por zonas rurais e campos que lembram enormemente telas de pinturas de Van Gogh e outros impressionistas. Pudera! eles pintavam campos semelhantes! ou quem sabe aqueles mesmos? Emocionante, com certeza!
Agora, sim. Chegamos na mais linda cidade do mundo: PARIS, PARIS, PARIS!
Fotos: 1 - Castelo Château de Chambord
2 - Catedral de Burgos

Nenhum comentário:

Postar um comentário