sábado, 6 de fevereiro de 2010

Áustria - Salzburgo




Na manhã seguinte à nossa chegada em Viena, saímos para conhecer o famoso Vale do Danúbio, que é uma região vinícula muito importante da Áustria. Passamos pela cidade medieval de Dumstein e também por Melk, às margens do rio Danúbio.
Estas cidadezinhas são tão lindas, com jardineiras e jardins floridos... Um charme!
Continuamos a viagem até Salzburgo, cuja paisagem é marcada pelo rio Salzack. Salzbugo tem o nome que tem por causa do sal(salz, em alemão), cujas minas de sal gema de seus arredores foram, por séculos, responsáveis por sua prosperidade. Salzburgo também é a cidade da música. Alguém um dia escreveu: "há cidades que suspiram, como Veneza; cidades que brilham, como Paris, e cidades que bailam, como Viena. Salzburgo toca-se e é, portanto, uma pauta musical". É verdade, mas acredito, a Áustria toda respira música. Música da melhor qualidade. Recordo-me que quando passávamos pelas lojas comerciais que vendem CDs, em Viena, só se ouve música clássica. Passamos perto de uma escola de música e ouvimos alguém aprendendo violino, música clássica.
Por falar em música, Mozart nasceu em Salzbrugo. É seu filho mais ilustre. Tivemos a oportunidade de conhecer (e fotografar, claro) a casa em que ele nasceu, em 1756. Mozart é, realmente, um dos maiores gênios da música. E um dos meus preferidos...
Mozart descreveria Salzburgo como "cenário perfeito" para seu trabalho.
Por 800 anos, Salzburgo foi governada por príncipes-arcebispos que legaram à cidade belos palácios, como o Mirabell, com seus belíssimos jardins. Conhecemos e fotografamos a Catedral de Salzburgo, erguida em 774 d.C e pode abrigar dez mil fiéis; a residência dos antigos governantes, etc.
Vimos o que foi possível, em uma viagem de curta duração. Enfim, vimos o coração hitórico da cidade.
Passeamos pela região dos lagos Salzkammergut, considerada uma das paisagens mais bonitas da Áustria. Passamos pelo lago Fuschi, chegamos a St.Gilgen, situada às margens do lago Wolfgangsee e embarcamos para efetuar uma travessia para St. Wolfgang.
Parecia que eu estava sonhando. Tantas paisagens belas...e bucólicas. Hoje relembro que são paisagens tão lindas, como as do sul da Alemanha...
Fomos a Mondsee, encravada na beira do lago. Pequenos prédios, com muitas janelas, e todas floridas, catedral e praças charmosissimas, com bancos; restaurantes com mesinhas no passeio... Tudo de bom e bonito. Estava um pouco frio esta região, mas nada que não pudéssemos resistir e curtir. Afinal, quem ia se preocupar com o frio, com tanta beleza à nossa volta? Aqueles lagos azuis,límpidos; as montanhas com neves eternas no cume; aqueles vales tão verdinhos, que mais pareciam mantas de veludo...Inacreditável!
Retornamos a Salzburgo. No dia seguinte, bem cedo, partiríamos para Innsbruck, e de lá, para Graz.
Fotos: 1- Salzburgo.
2- Mondsee.
3- Casa de Mozart.

Nenhum comentário:

Postar um comentário